O Napoli conquistou, nesta segunda-feira, a Supercopa da Itália ao derrotar a Juventus nos pênaltis, após a partida terminar em 2 a 2 na prorrogação, todos os gols de autoria dos argentinos Carlos Tevez e Gonzalo Higuaín.
Tevez abriu o placar logo aos 5 minutos de jogo, mas Higuaín empatou para o Napoli no segundo tempo, aos 23, levando a partida para a prorrogação.
Aos 2 minutos da segunda etapa do tempo extra, o "Apache" voltou a colocar a Juventus na frente do placar com um belo chute colocado, mas Higuaín, deixou tudo igual novamente, a dois minutos do apito final.
Nos pênaltis, os napolitanos acabaram ficando com o troféu ao vencer por 6-5, depois do goleiro brasileiro Rafael defender no reflexo a cobrança de Simone Padoin.
O duelo entre o campeão da Série A e o vencedor da Copa da Itália foi disputado em Doha, no Catar, onde a Juventus não conseguiu conquistar a terceira Supercopa consecutiva, deixando o técnico Massimiliano Allegri sem seu primeiro título com a "Velha Senhora".
A Juventus esteve muito perto de revalidar os títulos da Supercopa italiana vencidos em 2012 e 2013, ficando à frente no placar em duas ocasiões.
Na primeira, Tevez aproveitou um erro dos zagueiros do Napoli, principalmente do francês Kalidou Koulibaly, para abrir o placar.
O Napoli reagiu e criou as melhores chances do primeiro tempo, com uma grande atuação de Higuaín, que, após perder três oportunidades, empatou com uma bela cabeçada em um cruzamento do holandês Jonathan de Guzman.
O gol de empate do Napoli aconteceu segundos depois do veterano craque da Juve Andrea Pirlo ser substituído pelo argentino Roberto Pereyra.
Tevez e Higuaín novamente
Na prorrogação, Koulibaly se recuperou do erro no primeiro tempo, salvando em cima da linha um chute do chileno Arturo Vidal, mas nada pôde fazer quando a bola chegou aos pés de Tevez.
O argentino recebeu na entrada da área e, após fingir um chute e deixar a bola passar entre as próprias pernas, acertou um belo remate rasteiro, sem chances para o goleiro Rafael.
Quando parecia que o imparável líder do Campeonato Italiano venceria mais um título, Higuaín, bem marcado, aproveitou uma sobra de bola para empatar, quando faltavam dois minutos para o fim da partida.
Nos pênaltis, Tevez acabou desperdiçando a cobrança, enquanto Higuaín converteu a dele.
Os erros consecutivos de Dries Mertens e José Callejón para o Napoli e Giorgio Chiellini e Pereyra para a Juve acabaram dando muita emoção às cobranças de pênaltis, que terminaram quando Rafael voou para pegar o chute de Padoin.