A nova diretoria do Cruzeiro, comandada por Wagner Pires de Sá, tomará posse na próxima segunda-feira. Para marcar o início da nova gestão, o clube preparou uma solenidade diferente, programada para começar às 19h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, no Centro de Belo Horizonte.
Percebendo bastante semelhança entre o futebol e a dança, a coreógrafa Cassi Abranches criou um espetáculo especial para o evento, que promete misturar movimentos das duas atividades. Com o espetáculo “Tirambaço”, a poesia que habita esses dois universos estará presente no evento. A iniciativa do Cruzeiro em trazer um espetáculo de arte para a solenidade de posse da nova diretoria é um marco no país. Pela primeira vez, um clube de futebol fará essa experiência de transitar entre dois mundos aparentemente distantes, mas que guardam muitas coisas em comum.
Além do presidente eleito Wagner Pires de Sá, tomarão posse a mesa diretora do Conselho Deliberativo, comandada pelo senador Zeze Perrela, e membros do Conselho Fiscal, que ficarão no cargo pelos próximos três anos. O evento não será aberto ao público. Terão acesso apenas conselheiros e imprensa.
O economista e empresário Wagner Pires de Sá, eleito em outubro deste ano, será o 33º mandatário a comandar o Cruzeiro. A programação prevê, ainda, homenagens a personalidades cruzeirenses, como o ex-jogador Juan Pablo Sorín, o prefeito de Betim e presidente do Grupo Sada, empresa investidora no vôlei e no futebol americano, Vittorio Medioli, e o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel.
O espetáculo
“Tirambaço” foi idealizado pela coreógrafa e ex-bailarina do Grupo Corpo, Cassi Abranches, que assina a produção de “Suíte Branca”, um dos balés em comemoração aos 40 anos da companhia, e também foi responsável pela direção coreográfica da cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Ela tem em seu currículo trabalhos para o Ballet Jovem do Palácio das Artes, Cia Sesc de Dança, Cia Jovem Bolshoi Brasil e São Paulo Companhia de Dança. O espetáculo conta com a participação de integrantes do Grupo Corpo e do Grupo Jovem Arte & Passo e será apresentado no Brasil pela primeira vez. Em 2012, quando o Brasil foi anfitrião do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, a peça fez parte da programação do evento.
Apaixonada por futebol, Cassi Abranches diz que se inspira nos movimentos dos jogadores para criar suas coreografias e não foi diferente com “Tirambaço”. A ginga, tão característica na maneira de jogar do brasileiro, os dribles e até a forma de cair dos atletas influenciam o processo criativo da coreógrafa. “É tudo muito corporal. O jogador tem um movimento que parece uma dança contemporânea. Ao mesmo tempo, o bailarino é um tremendo atleta, porque a dança exige muito fisicamente”, comenta. “Acho muito bacana essa iniciativa do Cruzeiro de trazer para a posse um espetáculo de arte. É inovador fazer a posse em um teatro. Será um presente para quem estiver assistindo”, diz Cassi Abranches.