Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Homenagem

'Um gênio, um dos maiores da historia', diz Zico sobre Cruyff

Galinho comparou o holandês a outras lendas do esporte, como Pelé, Garrincha, Maradona e Beckenbauer

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Zico
Para Zico, Cruyff está no nível dos maiores da história
PUBLICADO EM 24/03/16 - 17h31

"O cara foi um gênio, um dos maiores da história", afirmou Zico sobre o ex-técnico e ex-jogador holandês Johan Cruyff, que morreu nesta quinta-feira (24), aos 68 anos, em decorrência de um câncer de pulmão.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o brasileiro comparou Cruyff a jogadores como Pelé e Beckenbauer. Apontou o futebol do holandês como uma referência na sua carreira.

"Para mim, está junto de Pelé, Garrincha, Beckenbauer e Maradona. Ele também foi um dos melhores técnicos, uma grande referência para o que o Barcelona vem fazendo", afirmou.

Em uma época em que o futebol não era tão globalizado, Cruyff ganhou repercussão internacional ao liderar à seleção holandesa ao vice-campeonato da Copa do Mundo de 1974. Zico, que ainda despontava no Flamengo, não perdia os jogos da equipe holandesa.

"Meu irmão Nando jogou em Portugal e quando voltou vivia falando em Cruyff. Então, na Copa de 74, nós sempre nos reuníamos para ver a Holanda. No jogo contra o Uruguai eles apresentaram aquela marcação. O jeito de jogar deles foi um revolução", disse Zico.

Zico destacou ainda o estilo de jogo simples do holandês. "O Cruyff jogava sem estrelismo, com simplicidade para a equipe, e isso me impressionou muito. É claro que tem a cabeça do treinador Rinus Michels, mas também tinha a maestria dos jogadores em executar."

O brasileiro lamentou a morte por câncer no pulmão. "O Cruyff foi um fumante inveterado durante a carreira. Às vezes a gente perde jogadores para o fumo, bebida e drogas. É um momento muito triste para o futebol."

O que achou deste artigo?
Fechar

Homenagem

'Um gênio, um dos maiores da historia', diz Zico sobre Cruyff
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter