A estreia da seleção brasileira masculina de vôlei no Mundial deste ano será contra o adversário mais fraco do seu grupo. Contra o Egito, time do escalão de baixo do vôlei mundial, o Brasil fará o jogo de estreia no dia 12 de setembro. Tricampeã, a seleção busca o tetra do torneio, que será disputado este ano na Itália e na Bulgária.
A tabela detalhada do Mundial Masculino foi divulgada nesta segunda-feira (9) pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB). O time do técnico Renan Dal Zotto jogará as partidas desta primeira fase na cidade de Ruse, na Bulgária, sede do grupo B. No grupo do Brasil também estão Egito, França, Holanda, Canadá e China. Os franceses são, sem dúvida, os adversários mais fortes.
Horários. Como o fuso horário de Itália e Bulgária é de cinco e seis horas em relação ao Brasil, os jogos da seleção vão acontecer sempre próximos do meio-dia, no horário brasileiro. Confira os jogos pelo horário de Brasília:
Quarta-feira (12/09) - 11h - Brasil x Egito
Quinta-feira (13/09) - 14h30 - Brasil x França
Sábado (15/09) - 14h30 - Brasil x Holanda
Segunda-feira (17/09) - 14h30 - Brasil x Canadá
Terça-feira (18/09) - 14h30 - Brasil x China.
Apesar de estar com a França, time que tem apresentado um voleibol considerado por muitos o mais bonito do planeta, o Brasil não deve ter dificuldades para se classificar para a segunda-fase da competição. Isso porque os quatro melhores colocados no grupo se classificam, e as atuais campeãs da Liga são as únicas com as quais o Brasil deve ter grande dificuldade.
O Brasil venceu o Mundial pela primeira vez em 2002, ao bater a Rússia na Argentina. Quatro anos mais tarde, venceu Polônia por 3 a 0, no Japão e se sagrou bicampeão. O tricampeonato veio em 2010, na Itália, quando a seleção venceu Cuba por 3 a 0.