O Montes Claros Vôlei começou a disputa das quartas de final da Superliga masculina sem obter o resultado esperado. Disputando contra o Brasil Kirin-SP uma vaga na semifinal, a equipe do Norte de Minas perdeu o primeiro jogo da série melhor de cinco por 3 sets a 1 (25/23, 25/27, 27/25 e 25/23), em casa, no Ginásio Tancredo Neves. A derrota do MOC para o time de Campinas encerra a primeira rodada das playoffs e se soma aos resultados negativos obtidos pelas equipes mineiras nesta fase do campeonato.
À exceção do Sada Cruzeiro, que saiu vitorioso por 3 sets a 0 sobre o Lebes-Gedore-Canoas-RS na sexta-feira (17), o Minas Tênis Clube e o JF Vôlei perderam para o Sesi-SP e para o Taubaté-Funvic-SP, por 3 sets a 2 e 3 sets a 0, respectivamente. A segunda rodada começa a ser decidida a partir da próxima quarta-feira (22) e o MOC volta a enfrentar o Brasil Kirin no sábado (25), dessa vez na casa do adversário, às 14h10 e com transmissão da RedeTV.
O embate entre MOC e Brasil Kirin já estava definido antes do fim da última rodada de classificação, quando o Pequi firmou seu lugar na 5ª colocação e reconheceu ter pela frente o desafio de desbancar o favoritismo do atual vice-campeão da Superliga. Mas o resultado deste domingo confirmou a necessidade de a equipe de Montes Claros se ater mais a erros que já vinham sendo cometidos na etapa anterior, mas que agora podem ser determinantes para a eliminação. Vindo de uma trajetória de altos e baixos, o Pequi agora deve buscar regularidade e procurar chegar com mais agressividade para cima do adversário.
A diferença mínima entre todos os placares dos sets, no entanto, mostra que não falta muito para os mineiros correrem atrás do prejuízo deste primeiro jogo. Com destaque para o elenco formado por Robinho, Jonatas, Bob e Luan, do MOC, o título de melhor da partida por votação no site da Confederação Brasileira de Vôlei ficou com o oposto Rivaldo, do Brasil Kirin.