O Sada Cruzeiro continua com a fama de algoz da UFJF. Neste sábado, jogando contra a equipe da Zona da Mata, fora de casa, o time celeste voltou a vencer. O resultado de 3 a 1 (25/20, 25/21, 20/25 e 25/14) mantém a equipe de Belo Horizonte na liderança do Campeonato Mineiro, com duas vitórias em dois jogos.
Na última quinta-feira, os celestes haviam passado pelo Montes Claros Vôlei, em casa, jogando no ginásio do Riacho, em Contagem. O jogo marcou a primeira apresentação da UFJF na temporada. O time contou com as estreias de jogadores como os pontas Manius e Batagim, o oposto Bergamo, o central Ialisson e o levantador Rodriguinho.
Durante todo o jogo, os atuais tetracampeões mineiros impuseram seu ritmo de jogo e não permitiram reação dos adversários. O início do encontro foi mais disputado, mas logo após o primeiro tempo técnico, os visitantes já começaram a abrir confortável vantagem.
Os tempos do técnico Chiquita, da UFJF, não surtiram efeito e o Sada continuou incomodando. O central Douglas Cordeiro teve boa participação nos ataques pelo meio e também no bloqueio.
No segundo set, o panorama se repetiu, com as equipes trocando pontos no início da parcial e erros dos donos da casa logo fazendo a diferença para o Sada Cruzeiro, que agradeceu. Na frente do marcador, o time apenas manteve a postura para continuar em situação favorável.
Pontos seguidos foram marcados pelo time de Belo Horizonte, que mostrava aos juiz-foranos que dificilmente o favoritismo não seria comprovado. Mesmo com a tentativa de reação da UFJF, o Sada conseguiu manter o bom volume de jogo para fazer 2 a 0 e ficar perto da vitória em sets diretos.
No terceiro set, o Sada queria fechar o jogo e ter o menor desgaste possível. O levantador William comandou o time, com bolas de segunda e armação de jogadas de muita categoria. Em uma delas, mesmo desequilibrado, ele ajeitou para Leal fuzilar e deixar clara a qualidade azul.
A UFJF seguiu insistindo e teve seu melhor momento na partida, quando teve três pontos de vantagem perto do segundo tempo técnico. A diferença caiu para dois pontos na reta final da parcial, mas o time da capital não conseguiu impedir que a UFJF descontasse o marcador.
No quarto set, o Sada não deu chances para a UFJF reagir de vez e foi com tudo desde os primeiros momentos. Um 7 a 2 logo foi aberto e ampliado para 16 a 6 e 20 a 8. A vitória por 3 a 1 não demorou para ser confirmada.
O técnico Chiquita da UFJF analisou a atuação de sua equipe e acredita que alguns pontos poderiam ser mais bem construídos. "O fundamento que não pode falhar é o saque, como falhou. Mas é o primeiro jogo, ainda existe ansiedade e o time está em adaptação. Mas gostei muito da característica individual dos jogadores e da parte tática, que fluiu bem", indica.
Clássico. Agora, o único time que falta estrear no regional é o Minas Tênis Clube. O clube da rua da Bahia encara o próprio Sada, na terça-feira, às 19h30, em Mariana. Depois deste compromisso, o Sada já começa a pensar no torneio de Irvine, na California, onde parte para o terceiro caneco, entre 22 e 27 de setembro.
"Foi a segunda partida que fizemos. Ainda vai levar um tempo para ganharmos mais ritmo de jogo, mas foi muito bom pela vitória, com esse resultado fora de casa. Está tudo meio corrido, mas esse torneio que vamos disputar nos Estados Unidos também vai ajudar bastante o time a ganhar mais entrosamento para as próximas competições, como a Superliga", destaca o ponta Leal, maior pontuador do jogo, com 19 anotações.