Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Mudança

Seleções de vôlei terão que jogar Copa para garantir vaga no Pan

Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciu a mudança em seu site, antes os países se classificavam pelo ranking

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Brasil Pan Canadá
Otávio foi um dos centrais brasileiros no último Pan-Americano, disputado no Canadá
PUBLICADO EM 29/12/17 - 07h21

As seleções brasileiras masculina e feminina de vôlei tem mais um importante desafio para a próxima temporada. A Federação Internacional de Voleibol (FIVB) anunciou nesta terça-feira (26) que mudou a forma de classificação dos países para disputar os Jogos Pan-Americanos. Agora, as vagas para o Pan serão distribuídas por meio da Copa Pan-Americana. Antes, os times disputavam o Pan por meio do ranking da FIVB.

Os jogos Pan-Americanos são uma espécie de mini-Olimpíadas do continente americano, e são valorizados, porém em segundo nível, pelas seleções de vôlei. O Brasil nunca ficou de fora do Pan, por sempre ser uma seleção que, na América do Sul, esteve no topo do ranking da FIVB.

Já para o próximo Pan, em Lima (Peru), em 2019, a nova regra estará valendo. Por isto, o Brasil e demais países deverão disputar a Copa Pan-Americana, que é um torneio que existe desde 2002, organizado pela Norceca (Confederação da América do Norte, Central e Caribe) em parceria com a CSV (Confederação Sul-Americana de Voleibol). Disputada anualmente, era uma competição que, até então, não tinha importância alguma para os clubes.

O Brasil inclusive disputou a Copa Pan-Americana pela última vez com time principal em 2011. Desde então, joga o torneio com times de base, seleções B ou sequer manda equipes para competir.

Vagas. Para jogar o Pan de Lima, as seleções deverão terminar a Copa Pan-Americana entre as cinco primeiras colocadas. A classificação será por meio da Copa Pan-Americana de 2018 em vez da de 2019, para evitar que os classificados para o Pan sejam conhecidos muito em cima da hora. O Peru, como sede do próximo Pan, já está classificado.

Vale lembrar que 2018 já é um ano pesado para as seleções de vôlei. A masculina, além da Liga das Nações (ex-Liga Mundial) ainda terá que disputar o Campeonato Mundial e, agora, a Copa Pan-Americana. A Feminina disputará o Mountrex Volley Masters, a Liga das Nações (ex-Grand Prix) e o Mundial.

O que achou deste artigo?
Fechar

Mudança

Seleções de vôlei terão que jogar Copa para garantir vaga no Pan
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter