Depois do anúncio do fechamento de estúdios subsidiários da Bethesda pela Microsoft, Dinga Bakaba, diretor da Arkane Lyon - um dos estúdios sobreviventes dos cortes -, postou uma série de tweets criticando a decisão da empresa ao encerrar o trabalho das desenvolvedoras.
“Isso é absolutamente terrível”, iniciou o líder da Arkane Lyon. Bakaba seguiu a postagem pedindo permissão para ser humano e mandou um recado para qualquer executivo que esteja lendo o que ele escreveu: “um lembrete amigável de que os videogames são uma indústria de entretenimento/cultura e que seu negócio como empresa é cuidar de seus artistas e ajudá-los a criar valor para você”.
Ele continuou pedindo que os artistas não sejam usados como bodes expiatórios para erros de cálculo ao áreas cegas. “Não transforme nossos ambientes de trabalho em selvas darwinistas. Você diz que se orgulha quando fazemos um bom jogo. Nos orgulhe também quando os tempos são difíceis. Sabemos que você é capaz, já vimos isso antes”, escreveu.
“Por enquanto, grandes equipes estão desaparecendo diante de nossos olhos novamente, e isso é uma p%ta punhalada no coração”, desabafou. Bakaba também pediu para que as vozes das pessoas afetadas sejam respeitadas e ouvidas. “É a história delas para contar e seus sentimentos para expressar”.