Em um mercado cada vez mais dominado por SUVs, o Toyota Corolla se firma como um sobrevivente no segmento de sedãs médios. Testamos a versão Altis Hybrid Premium, a top de linha do sedã vendida a R$ 187.790, que não tem mais o Honda Civic como maior rival, mas sim um chinês, o BYD King, recém-lançado no Brasil e que custa R$ 175.800.
A principal alteração no design do Corolla implementada no fim de 2023 está na dianteira, com um facelift discreto. Porém, a mudança técnica mais notável está nos pneus: as rodas aro 17 agora vêm com pneus mais estreitos, de 215/50, substituindo os antigos 225/45. Isso resultou em um leve ganho no conforto e na economia de combustível.
Econômico, mas falta potência
O Toyota Corolla Hybrid, com seu motor de 123 cv combinados entre o motor 1.8 aspirado e dois motores elétricos, não entrega a potência desejada por quem busca mais desempenho.
O câmbio CVT, que simula troca de marchas, também contribui para uma condução mais moderada. Mesmo assim, o sedã híbrido se destaca pela eficiência.
Com gasolina, o Corolla Hybrid agora faz 18,5 km/L na cidade e 15,7 km/L na estrada, segundo o Inmetro. Já com etanol, o desempenho é ainda melhor: 12,8 km/L na cidade e 11,1 km/L na estrada.
Interior tecnológico e boa segurança
Por dentro, o Toyota Corolla 2024 também recebeu atualizações em tecnologia. O quadro de instrumentos digital TFT, de 12,3 polegadas, está disponível a partir da versão XEi, enquanto todas as versões agora contam com uma central multimídia, de 9 polegadas.
O sistema traz espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, há saídas de ar-condicionado e portas USB-C para os passageiros traseiros desde a versão GLi.
As versões top de linha, como a GR-Sport e Altis Premium que testamos, oferecem alerta de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado, ampliando o pacote de segurança, que já inclui frenagem automática, alerta de colisão e sete airbags.