Em um mercado cada vez mais dominado por SUVs, o Toyota Corolla se firma como um sobrevivente no segmento de sedãs médios. Testamos a versão Altis Hybrid Premium, a top de linha do sedã vendida a R$ 187.790, que não tem mais o Honda Civic como maior rival, mas sim um chinês, o BYD King, recém-lançado no Brasil e que custa R$ 175.800.

A principal alteração no design do Corolla implementada no fim de 2023 está na dianteira, com um facelift discreto. Porém, a mudança técnica mais notável está nos pneus: as rodas aro 17 agora vêm com pneus mais estreitos, de 215/50, substituindo os antigos 225/45. Isso resultou em um leve ganho no conforto e na economia de combustível.

Econômico, mas falta potência

O Toyota Corolla Hybrid, com seu motor de 123 cv combinados entre o motor 1.8 aspirado e dois motores elétricos, não entrega a potência desejada por quem busca mais desempenho.

O câmbio CVT, que simula troca de marchas, também contribui para uma condução mais moderada. Mesmo assim, o sedã híbrido se destaca pela eficiência.

Com gasolina, o Corolla Hybrid agora faz 18,5 km/L na cidade e 15,7 km/L na estrada, segundo o Inmetro. Já com etanol, o desempenho é ainda melhor: 12,8 km/L na cidade e 11,1 km/L na estrada. 

Interior tecnológico e boa segurança

Por dentro, o Toyota Corolla 2024 também recebeu atualizações em tecnologia. O quadro de instrumentos digital TFT, de 12,3 polegadas, está disponível a partir da versão XEi, enquanto todas as versões agora contam com uma central multimídia, de 9 polegadas.

O sistema traz espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, há saídas de ar-condicionado e portas USB-C para os passageiros traseiros desde a versão GLi.

As versões top de linha, como a GR-Sport e Altis Premium que testamos, oferecem alerta de ponto cego e de tráfego traseiro cruzado, ampliando o pacote de segurança, que já inclui frenagem automática, alerta de colisão e sete airbags.

Híbrido tradicional 

A versão Altis Hybrid Premium, por R$ 198.890, representa o equilíbrio entre tradição e modernidade no Corolla 2024. Apesar de manter o conservador freio de mão manual, oferece tecnologias avançadas, como o carregamento por indução e o teto solar.

No entanto, o sistema híbrido do Corolla é tradicional, recarregando automaticamente sem necessidade de plug-in, mas com limitações de autonomia em modo elétrico.

Mesmo sem inovações radicais, como freio de mão eletrônico ou central multimídia mais completa, o Corolla continua sendo o sedã mais confiável e seguro da categoria, com baixo custo de manutenção e excelente valor de revenda.

O sedã japonês oferece um excelente pacote de conforto, com bancos de couro, ar-condicionado de duas zonas e sistema de som de alta qualidade. O acabamento em ‘black piano’ no console central e os detalhes sofisticados garantem a sensação de luxo.