O primeiro caminhão pesado movido a célula de combustível da GWM, desenvolvido pela subsidiária da GWM, a Hydrogen (FTXT), desembarcou no Brasil e foi encaminhado para a nova fábrica da montadora em Iracemápolis (SP), onde passará por inspeções e validações antes dos testes de rodagem. 


O veículo combina uma bateria elétrica com um sistema de células a combustível que usa hidrogênio para gerar eletricidade, o subproduto é apenas água. 


O veículo conta com uma bateria de 105 kWh e um conjunto de cilindros com capacidade para 40 kg de hidrogênio, que alimentam as células a combustível para gerar eletricidade. O sistema também permite recuperação de energia em desacelerações e frenagens, como em descidas de serra.


Parceria com universidades brasileiras


A Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no Sul de Minas, é parceira estratégica do projeto da montadora chinesa no Brasil.


Em novembro de 2024, a Unifei e o governo de Minas firmaram um acordo com a GWM Hydrogen para fornecimento de hidrogênio, intercâmbio técnico e desenvolvimento de infraestrutura local. 


Os primeiros testes com o sistema de hidrogênio estão programados para começar em setembro. Além de Unifei, os testes previstos envolvem outras universidades brasileiras, entre elas a Universidade de São Paulo (USP). A USP já opera uma estação-piloto capaz de produzir hidrogênio a partir do etanol.


Fases de testes e coleta de dados


A fase inicial será de pesquisa e desenvolvimento, com avaliações em pista fechada (suspensão, desempenho e segurança) e, gradualmente, ensaios em condições reais de transporte.


O caminhão também será testado com diferentes fontes de hidrogênio, incluindo o hidrogênio eletrolítico (verde) e o produzido a partir do etanol.