O Fiat Topolino, conhecido como o pai do icônico Fiat 500 clássico, está de volta ao mercado europeu em uma versão elétrica. Essa releitura do charmoso carro italiano da década de 1930 é baseada no pequeno Citroën Ami. O novo Topolino apresenta um visual totalmente diferente, sem portas, e oferece a possibilidade de condução para pessoas com 14 anos ou mais.

O compacto Fiat Topolino, que foi produzido na Itália entre 1936 e 1955, agora conviverá com o Fiat 500, algo inédito na história. Inspirado no design moderno do Fiat 500, o novo modelo do Topolino traz um visual retrô com faróis redondos, carroceria menos demarcada e pequenas rodas que remetem às calotas dos carros dos anos 1950.

Infelizmente, a Fiat divulgou apenas uma única imagem do novo Topolino. Com um teto solar de lona, a pegada retrô é evidente na pintura verde-menta, no formato dos retrovisores e nas cordas que substituem as portas.

Topolino é classificado como quadriciclo

Tanto o Topolino quanto o Citroën Ami são homologados como quadriciclos no mercado europeu, dispensando a presença de portas. Isso também significa que não é necessário possuir carteira de habilitação para dirigi-los. Qualquer pessoa com 14 anos completos pode aproveitar a experiência de conduzir esses modelos, embora alguns países exijam no mínimo 16 anos.

O novo Fiat Topolino elétrico ainda não teve seus dados oficiais divulgados pela Fiat. Seu irmão, Citroën Ami, usa um motor elétrico de apenas 8 cv. A bateria possui capacidade de apenas 5,5 kWh, oferecendo autonomia para percorrer 70 km e chegar a velocidade máxima de 45 km/h. Na Europa, o Citroën Ami tem sido um verdadeiro sucesso de vendas.Lá, o  modelo custa cerca de 9 mil euros (R$ 50 mil).