Com a missão de brigar na prateleira de cima dos sedãs compactos, a Nissan trouxe para o Brasil, importado do México, o novo Versa. Do antigo modelo de entrada, só restou mesmo o nome. Trata-se de uma nova geração, um carro completamente diferente, que aposta no design, na tecnologia e no conforto como principais atrativos de compra.
Mais refinado, com porte e estilo alinhado ao sedã maior da marca, o Nissan Sentra, o novo Versa chegou ao mercado brasileiro no ano passado em quatro versões, todas com o conhecido motor 1.6 flex da marca japonesa, de 114 cv a 5.600 rpm, o mesmo que equipa o Nissan Kicks.
Acelera legal
São três configurações com câmbio automático CVT e apenas uma, a de entrada, com transmissão manual. Super Motor avaliou o novo Versa Exclusive, a versão top de linha do sedã, com preço sugerido de R$ 103.490.
Na pista, apesar de o torque máximo de 15,5 kgfm só aparecer aos 4.000 rpm, o conjunto entrega desempenho e segurança ao motorista na dose certa, pelo menos ao rodar na cidade. Destaque mesmo vai para o acerto da bem calibrada suspensão do novo Versa. Suave e silenciosa.
Sedã do Kicks?
As semelhanças com o Nissan Kicks não terminam na parte mecânica. Por dentro, o novo Nissan Versa parece um deja vú do utilitário-esportivo. Muitos dos elementos presentes no SUV como o painel de instrumentos, volante, ar-condicionado automático, e até o botão de partida do motor, por exemplo, são idênticos ao do Kicks.
Além disso, o novo Versa também vem com a tecnologia Zero Gravity nos bancos, bem confortáveis. Na versão testada, eles são revestidos em couro sintético e podem vir em cor clara ou escura.
No Versa Exclusive, outro item interessante herdado do Kicks é a câmera de ré com visão 360° do veículo. Com ela, você consegue enxergar o carro inteiro visto de cima, como se tivesse um drone sobrevoando ele e te mostrando a imagem, em tempo real, na tela da central multimídia.
Bem-equipado, mas cadê os mimos?
Em relação ao antigo modelo, o sedã da Nissan também recebeu um belo upgrade. Na versão top de linha, o novo Versa traz como destaques os seis airbags de série, alerta de colisão com frenagem automática de emergência, além de sistema de alerta de ponto cego e de tráfego cruzado.
Longe da perfeição, o modelo também peca pela falta de alguns “mimos” tecnológicos presentes em outros sedãs tal como: retrovisor eletrocrômico, espelhamento de celular via Wi-Fi e carregador de smartphones por indução.
Belo espaço interno
Em relação ao Versa antigo, que segue em linha com nome V-Drive, o novo sedã ficou maior por dentro e por fora graças à nova plataforma. São 4,49 m de comprimento, 1,74 m de largura e 1,47 de altura. O espaço interno do Versa continua sendo um dos chamarizes do modelo.
No novo sedã, que ficou 5 cm mais largo, três adultos viajam bem no banco de trás sem ficar naquele rela-rela de ombros. Os assentos ficaram mais amplos e o apoio para as pernas mais confortáveis.
Não há, por exemplo, saída de ar-condicionado na parte para o banco traseiro. Em compensação, que vai atrás no carro conta com duas tomadas USB para recarregar seus equipamentos eletrônicos.
O porta-malas de 482 L é maior que o do antigo Versa, tem espaço suficiente para levar compras ou malas maiores, no entanto, é menor que rivais de mercado como o Volkswagen Virtus (521 L). Além do modelo alemão, Chevrolet Onix Plus, Toyota Yaris e Honda City pintam como principais concorrentes do novo Nissan Versa.
A título de curiosidade, o Nissan V-Drive, o Versa com carroceria antiga, segue em oferta no Brasil em versões com motor 1.0 e 1.6 (manuais) e preço a partir de R$ 63.490.