A Renault está pronta para o relançamento do icônico Renault Twingo, agora em sua quarta geração. Apresentado nesta semana como carro-conceito, o Twingo Legend surge como a aposta da marca para enfrentar a concorrência dos carros elétricos chineses.
Com um preço estimado de 20 mil euros (cerca de R$ 106 mil na conversão direta), a montadora francesa promete transformar o novo Twingo no carro elétrico mais acessível de sua linha.
Design retrô e inovação
Previsto para ser lançado em 2026, o novo Renault Twingo traz consigo um design fiel à sua primeira geração, que conquistou as estradas em 1992. Mantendo as formas quadradas, ampla área envidraçada, faróis redondos e até mesmo as três tomadas de ar no capô curtinho, o Twingo Legend resgata a essência clássica do modelo.
O protótipo, no entanto, esconde uma surpresa: quatro portas disfarçadas de forma criativa. As maçanetas unidas em um círculo iluminado fazem alusão à configuração original de duas portas, conferindo um toque de modernidade ao modelo retrô.
Na traseira, o design também presta homenagem ao carro original, enquanto as rodas enormes destacam a contemporaneidade do veículo.
Plataforma do Renault Kardian
O Twingo será construído sobre a plataforma AmpR Small, dedicada a carros elétricos, anteriormente conhecida como a plataforma CMF-BEV do Megane E-Tech e também do Renault Kardian. Essa plataforma, que também servirá ao novo Renault 5, um compacto elétrico com lançamento programado para 2024.
Além de atender às necessidades da Renault, a Ampere tem o potencial de criar veículos elétricos para outras marcas do grupo, como Alpine, Nissan e Mitsubishi, além de parceiras externas. Com planos ambiciosos, a Renault pretende lançar sete carros elétricos até 2031.