A Fiat inverte a máxima que assegura que quem chega na frente bebe água limpa. A montadora apresentou, apenas no ano passado, seu primeiro SUV, o Pulse, que estreou o moderno motor turbo 1.3 flex e muitas outras tecnologias. O modelo acaba de se consagrar como o SUV mais vendido do país no último mês de abril, com 5.522 unidades comercializadas e 11,2% de participação nesta categoria. Agora, sete meses depois da chegada do Pulse ao mercado, outro SUV com o emblema Fiat, esse de maior porte, está concluindo testes de rodagem e ajustes finais para entrar em linha de montagem da fábrica em Betim (MG).
Flagra
O registro foi feito na tarde desta terça-feira (3) pelo leitor Jean Victor, que flagrou o mais importante lançamento da Fiat para este ano rodando na pista interna em que a montadora testa seus novos modelos. Mesmo com uma pesada camuflagem é possível perceber as dimensões do novo SUV, que deve ser maior em cumprimento que o VW Nivus, com seus 4,28 metros, e que também tem design em formato cupê. O modelo terá identidade própria e marcante e pouco ou quase nada herdará do irmão Pulse no visual. Frente diferenciada e traseira com queda prolongada, como convém a um automóvel com este tipo de carroceria.
Motor
Em relação à oferta de motorização é esperado que o novo SUV ofereça as mesmas opções que o Fiat Pulse, de 1.0 e 1.3 litros, ambos turbos flex, o primeiro de 03 cilindros com 130 c.v, e 21,4 kilos de torque, para os modelos de entrada na linha. O segundo já é usado no Renegade, modelo da Jeep - também pertencente ao Grupo Stellantis - equipando as versões de maior valor agregado e gerando 185 c.v. de potência e 27,5 kilos de torque.
Nome
Em relação ao nome existe uma corrente que garante que será Fastback, o mesmo que batizou o modelo exibido no estante da Fiat no último Salão do Automóvel, em 2018, e que provocou uma grande curiosidade no público presente. Este nome, inclusive, já estaria registrado para ser usado no Brasil e outros mercados da América do Sul e também no México. (RC)