Recuperar Senha
Fechar
Entrar
Clique aqui para visualizar os destaques da capa do Portal.
Ok, entendi.
Automobiminas
Quick Comunicação
18 de Março - Segunda-feira - 16:53

1ª Copa América de Kart Indoor

1ª Copa América de Kart Indoor – Inscrições

Conforme regulamento publicado no website da Confederação Brasileira de Automobilismo e amplamente divulgado nas mídias especializadas em kartismo nesta segunda-feira (18 de março) seriam abertas as inscrições para a 1ª Copa América de Kart Indoor.

Infelizmente, devido a uma falha técnica na integração do sistema de inscrições online da CBA com a plataforma acolhedora de pagamento PagSeguro, não será possível que as inscrições sejam abertas nesta data. Vários testes estão sendo feitos e, de forma a evitar cobranças indevidas, o sistema está passando por um novo e minucioso processo de conferência afim de que seja encontrada a inconsistência verificada.

Dentro do que nos foi informado pelo PagSeguro em no máximo 24 horas o problema estará solucionado e, desta forma, as inscrições estarão devidamente acessíveis pelo site da CBA.

Assessoria de Comunicação da CBA | KART
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

18 de Março - Segunda-feira - 10:38

Rally

Dupla mineira supera problemas e começa bem a busca pelo Bi-Campeonato Brasileiro

Dois dias, um deles com sol e poeira, o outro com chuva e piso escorregadio. Nada menos que 300 quilômetros cronometrados atravessando belas paisagens em torno de Patos de Minas. E um segundo lugar na categoria Pró-Brasil que mostra a força para brigar pelo bicampeonato brasileiro de Rally Cross-Country. O balanço do fim de semana foi mais do que positivo para o mineiro Marco Túlio Lana no II Rally Minas Brasil, abertura dos campeonatos Brasileiro e Mineiro. Mesmo com um problema mecânico que limitou o desempenho no domingo.

 

“Vínhamos muito forte em meio à chuva e, por volta do quilômetro 20, um cilindro deixou de funcionar. Perdemos muito rendimento, velocidade nos retões, mas conseguimos completar a prova a um minuto dos vencedores na categoria e garantir um segundo lugar importante para a temporada. A prova foi muito boa, um percurso sensacional. Vamos agora para os próximos desafios”, destaca o piloto de Divinópolis, que comandou uma Mitsubishi L200 Triton Evo, com Érick Silveira como navegador.

 

A equipe Lana Racing tem o patrocínio de Diamond House -  Casas em madeira, Cap3 Compressores, Nova Fortaleza e Drilling, e o apoio de Mitsubishi e Sfichips.


Foto: Sanderson Pereira/Lana Racing/divulgação

 

Contato para entrevistas e maiores informações

Rodrigo Gini

(31) 99616-4179

 

rodrigo.gini@gmail.com

14 de Março - Quinta-feira - 11:29

Copa SP Light de Kart

Mirins e Cadetes irão competir com eixos sorteados e prova de novembro foi alterada

A uma semana da segunda rodada da temporada a Copa São Paulo Light de Kart, uma das principais competições do kartismo estadual do país, já vive o clima de preparação para mais um compromisso.

Nos bastidores, porém, algumas mudanças foram preparadas de modo a atender, essencialmente, ao pedido da maioria de pilotos e equipes. Tais alterações, que em sua essência visam agregar maior número de competidores e, também, proporcionar maior competitividade às disputas, tiveram o início de sua decisão no decorrer da primeira etapa do ano, realizada no início de fevereiro.

MUDANÇA NO CALENDÁRIO

De modo à “fugir” do fim de semana do GP Brasil de F-1 o Departamento de Kart (DK) da FASP atendeu ao pedido da maioria e, desta forma, adiantou em uma semana a nona e penúltima rodada dupla do Campeonato.

A prova terá a sua programação, desta forma, nos dias oito (sexta-feira) e nove (sábado) de novembro, no mesmo Kartódromo Aldeia da Serra, na cidade de Barueri, região metropolitana paulista.

EIXOS SORTEADOS PARA AS CATEGORIAS CADETE E MIRIM

Assim como acontece nas competições nacionais, organizadas pela CBA, pais de pilotos e chefes de equipes procuraram o DK-FASP de modo que fosse introduzida no Campeonato a obrigatoriedade de sorteio dos eixos entre os participantes das categorias Mirim e Cadete.

Tal alteração, que inicialmente irá gerar maior similaridade entre os karts, atende também à redução de custos. Isso será natural uma vez que tendo um equipamento obrigatório o piloto não terá a necessidade de testar diferentes modelos que existem no mercado. Além disso, assim como já acontecem com os motores, os eixos ficarão sempre sob a responsabilidade dos organizadores do Light.

Os novos eixos, devidamente homologados pela CBA, serão fabricados pela Mega Kart e terão identificação específica do Campeonato. Os pilotos interessados poderão adquirir peças “extras” para os treinos junto à loja da Mega Kart, bem como, na Sabiá Racing, dentro do Kartódromo Aldeia da Serra.

“O Light sempre foi feito para os pilotos e equipes com o principal objetivo de agregar cada vez mais competidores. Com mais pilotos no grid as provas são sempre mais emocionantes e, com isso, a competição pode ensinar cada vez mais. Vamos nos adaptando às necessidades e pedidos, mas, sempre prezando pela transparência, competitividade e preços justos”, comentou Rafael Cançado, promotor do Campeonato.

Foto: Flávio Quick

Assessoria de Comunicação da RBC Motorsport
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

13 de Março - Quarta-feira - 11:12

WSK Super Master Series

Brasileiro teve fim de semana de recuperação

 
O WSK Super Master Series chegou no último fim de semana ao Kartódromo de La Concca, no extremo sul da Itália, quando realizou a sua terceira rodada da temporada. Com mais de 200 pilotos inscritos as principais equipes e pilotos do kartismo mundial buscaram os melhores resultados.
 
Competindo pela equipe oficial da Tony Kart o piloto brasileiro Matheus Morgatto teve uma atuação bastante elogiada e, sobretudo de recuperação. Após uma segunda etapa para esquecer, em Lonato, o paulista chegou bastante animado à La Concca e, com o apoio da maior fábrica de karts do mundo, conseguiu grande evolução.
 
Com resultados expressivos desde os treinos, na tomada de tempos Matheus estabeleceu a 16ª marca, posto que lhe rendeu a condição de largar na quarta fila em todas as provas classificatórias. Nos confrontos, divididos em quatro grupos, ele foi bastante regular. No embate CxD ele foi o 8º, no BxD ele foi o 7º e, no AxD chegou na 10ª posição. Com 25 pontos perdidos ele conseguiu se classificar no 13º posto para a corrida Pré-Final.
 
A programação de domingo (10) foi destinada apenas para as corridas decisivas. Na Pré-Final A, após partir da quarta fila, Matheus conseguiu novamente uma boa recuperação e recebeu a bandeirada em quinto ficando, deste modo, com um lugar na terceira fila do grid da Final. Junto aos seus principais adversários Morgatto largou na última corrida do evento. Com garra e determinação ele conseguiu se manter sempre no Top10 e, ao fim das 20 voltas, recebeu a bandeirada na oitava posição.
 
“Após o difícil fim de semana que tive em Lonato, encerrar esta terceira etapa em oitavo posso dizer que não foi ruim. Começamos o fim de semana desenvolvendo o kart e o motor, assim como eu, que nunca tinha andado aqui. Conseguimos melhorar o desempenho a cada entrada na pista e, nas corridas, fiz o máximo possível. Agradeço à equipe pelo empenho e vamos para Sarno, daqui a duas semanas, para a Final do Campeonato”, encerrou o brasileiro.
 
Foto: Divulgação
 
Assessoria de Comunicação do piloto Matheus Morgatto
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick
12 de Março - Terça-feira - 17:34

WSK Super Master Series

Em fim de semana longe do ideal piloto brasileiro sofreu com uma pista muito emborrachada

A cidade de Muro Leccese, no extremo sul da Itália, recebeu no último fim de semana, entre os dias 7 e 10 de março, as provas da terceira etapa do WSK Super Master Series. Mais de 200 pilotos das cinco regiões do planeta estiveram no evento que, na categoria OK, a principal da competição, teve 45 participantes.

Representando o Brasil e a equipe oficial da fábrica de karts CRG o jovem Gabriel Bortoleto (Americanet | CRG), de 14 anos, foi novamente para a pista em busca dos melhores lugares e, acima de tudo, ampliar à sua adaptação à categoria em que fez a sua estreia no fim de 2018.

Com muita tranquilidade e, sobretudo, ouvindo as orientações dos engenheiros e mecânicos de sua equipe ele foi, pouco a pouco, se adaptando à pista. “A pista aqui de La Concca é extremamente emborrachada. A forma de pilotar muda muito e, com isso, parece que estamos em outra categoria. Além disso, diferente de Lonato, onde a gente anda quase toda semana, aqui por ser mais afastado a gente vem uma vez ou outra”, comentou o garoto de 14 anos.

Passada a fase de seis treinos Bortoleto seguiu para a tomada de tempos. Sem conseguir encaixar uma volta em condições ideais ele estabeleceu o sue melhor tempo em 46s210, que lhe rendeu apenas a 25ª posição no geral.

Direcionado ao grupo A o piloto do kart #245 foi obrigado a largar sempre na sétima fila das provas classificatórias. Mostrando como sempre grande garra e arrojo nas ultrapassagens Gabriel conseguiu se recuperar muito bem nessas provas. Na disputa entre os grupos AxB ele ficou em sexto, no AxC ele foi o nono e, no AxD, chegou novamente ne nona posição. Com 25 pontos perdidos ele se classificou na 11ª posição para a Pré-Final A.

O domingo, dia 10 de março, foi exclusivamente destinado às provas decisivas. Na Pré-Final, em mais uma boa apresentação, Bortoleto terminou a corrida no sexto lugar. Na última e decisiva prova, porém, uma mudança no ajuste do kart fez com que o piloto não conseguisse imprimir a mesma velocidade da bateria anterior e, com isso, encerrou as 20 voltas da prova apenas na 14ª posição.

“Esse fim de semana não foi da forma que imaginamos. Não tivemos um acerto perfeito e isso refletiu, diretamente, no resultado. Nas classificatórias eu ainda consegui me recuperar bem, mas, na Final, seguimos para um acerto tudo ou nada e, infelizmente, deu errado. Fica o aprendizado e vamos de cabeça erguida para a última etapa”, comentou o representante da Americanet.

O WSK Super Master Series segue seu calendário daqui duas semanas. Entre os dias 21 e 24 de março as equipes estarão em Sarno, no Circuito Internacionale di Napoli, quando será disputada a quarta e última etapa do Campeonato.

Foto: Divulgação

Assessoria de comunicação do piloto Gabriel Bortoleto
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

07 de Março - Quinta-feira - 18:55

Copa América de Kart Indoor

Inscrições serão abertas no dia 18 de março no site da CBA

 

Conforme anunciado no fim do mês de fevereiro o Kartódromo Velopark, no Rio Grande do Sul, receberá em 2019 a primeira edição da Copa América de Kart Indoor. A competição terá a sua programação realizado em conjunto com o Campeonato Sul-Americano de Kart e deverá receber, isoladamente, mais de 100 competidores em apenas duas categorias.

De forma a esclarecer todos os pontos a serem observados na competição, bem como, valores e datas de inscrição, a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, por meio de seu website, divulgou na tarde desta quinta-feira o regulamento geral do Campeonato.

Farão parte do evento as categorias Sprinter (Peso mínimo do piloto de 90kg) e Master (Peso mínimo do piloto de 100 kg). Todos os competidores receberão da organização os karts modelo Techspeed Indoor, revisados, equalizados, equipados com motores Honda GX-390 e pneus MG “0” km.

A programação do evento será totalmente concentrada em dois dias de evento (31 de maio e 1º de junho). Os pilotos inscritos em cada uma das classes irão participar de dois treinos livres, da tomada de tempos e de duas corridas classificatórias. Os 36 melhores classificados nestas provas seguem para a segunda fase do Campeonato que será composta pelas baterias Pré-Final e Final. Os cinco melhores classificados de cada categorias serão premiados com troféus.

INSCRIÇÕES

As inscrições para a 1ª Copa América de Kart Indoor serão abertas na manhã do dia 18 de março no website da CBA, disponível no endereço eletrônico www.cba.org.br. Quem se inscrever entre 18 e 31 de março irá pagar R$ 1.350,00 e, à partir de 1º de abril, R$ 1.500,00.

O regulamento completo do Campeonato já está disponível para download no site da CBA, acessível pelo link direto: https://bit.ly/2XI4wWZ

Fotos: Divulgação | Quick Comunicação

Assessoria de Comunicação da CBA | KART
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

07 de Março - Quinta-feira - 17:11

Stock Car Light

Paulista de 24 anos foi campeão da categoria em 2014

A exatos 30 dias para o início da temporada 2019 da Stock Car e, também de sua divisão de acesso - Stock Light, a equipe paulista KTF Sports (Americanet | Permabond) anunciou na manhã desta quinta-feira (07) a contratação do piloto paulista Guilherme Salas para completar o seu line-up da temporada 2019 da Light.

Natural da cidade e Jundiaí, no interior paulista, Salas compõe o rol dos pilotos de grande destaque da nova geração do automobilismo brasileiro. Com sete anos de idade, em 2001, ele iniciou a sua carreira nas provas de kart modalidade em que ele permanece até 2013. Ao todo foram mais de 20 títulos com destaque para o Pentacampeonato Paulista de Kart e o Tetracampeonato do Super Kart Brasil.

No ano de 2011 ele se aventurou nas provas da extinta F-Futuro quando chegou a vencer duas corridas. Em 2013, percebendo o aumento do interesse de público, mídia e patrocinadores, redirecionou sua carreira para os carros de turismo. Assim, na Sprint Race, em seu ano de estreia, ele garantiu o título da temporada.

Amparado pelo excelente resultado do ano anterior Salas seguiu em 2014 para o Campeonato Brasileiro de Turismo (atual Stock Light), única categoria de acesso à Stock Car, chegando ao título com metade das vitórias do ano.

Entre 2015 e 2016 ele disputou o Campeonato Brasileiro de Marcas e, entre 2017 e 2018, competiu na Stock Car e algumas etapas da GT Open, na Europa.

KTF SPORTS & GUILHERME SALAS

De forma a se aproximar do piloto, bem como, apresentar o competidor ao time a KTF Sports convidou Guilherme para disputar a última etapa da temporada 2018 da Stock Light. No autódromo de Interlagos o piloto andou muito bem, liderou os treinos e fechou o fim de semana com uma comemorada vitória no maior templo do automobilismo brasileiro.

“Estamos muito felizes em anunciar a presença do Salas com a KTF Sports em 2019. O Guilherme sempre foi um piloto extremamente rápido, arrojado e inteligente. Foi Campeão de tudo no kart, na Sprint Race, na própria Stock Light e terminou o ano passado ganhando corrida com a gente. Ele tem um boa experiência na Stock e tenho certeza que poderá somar muito para o crescimento geral da equipe e, sobretudo, buscar o título da temporada. A KTF foi vice-campeã no ano passado, campeã entre os Rookies e o Salas é uma grande aposta para subirmos este último degrau”, comentou Enzo Bortoleto, diretor da KTF Sports.

Além de Guilherme Salas a KTF Sports terá em sua segunda temporada da Stock Light o piloto mineiro Erik Mayrink. O calendário da Stock Car Light será aberto entre os dias cinco e sete de abril no Autódromo Velopark, no Rio Grande do Sul.

Acompanhe a equipe KTF Sports no Instagram e Facebook | @ktfsports

Acompanhe o piloto -> Instagram: @guisalas117

Fotos: Rodrigo Guimarães | KTF Sports

Assessoria de Comunicação da equipe KTF Sports
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

07 de Março - Quinta-feira - 17:11

Mundial de F-2

Brasileiro liderou um dos dias em Barcelona e está pronto para o início da temporada

O tradicional Circuito da Catalunya, em Barcelona (ESP) recebeu nesta semana de carnaval os três últimos dias de testes da pré-temporada do Campeonato Mundial de F-2. No carro #5 da equipe DAMS o piloto brasileiro Sérgio Sette Câmara (YOUSE | BMG | MRV | CCR | CBMM | CEMIG | GASMIG | COPASA) seguiu o trabalho iniciado em Jerez de la Frontera, no fim do mês passado, e concluiu os testes como o terceiro mais veloz da categoria.

Em sua pista de casa, já que mora em Barcelona desde 2015, Sette Câmara e a equipe DAMS priorizaram o desenvolvimento dos ajustes do carro em diferentes situações. Foram feitas simulações de corrida, tomadas de tempos, largadas e até mesmo troca de pneus. Com calma e atenção o piloto seguiu o seu aprimoramento do trabalho junto à equipe francesa e, com isso, conseguiu se desenvolver bastante em relação à primeira bateria de testes.

Mais adaptado ao seu novo conjunto Sette concluiu 212 voltas na pista catalã sendo que, ontem, segundo dia de atividades, completou 86 voltas. Ao todo foram concluídos um total 986 km em três dias de atividades.

No momento em que foi liberado pela equipe para acelerar ao nível máximo, simulando uma volta rápida de tomada de tempos, Sérgio mostrou seu potencial. Na sessão da manhã de quarta-feira (6) o brasileiro registrou o tempo de 1m27s392 ficando assim com a melhor marca do dia. No compilado dos três dias de testes em Barcelona Sérgio Sette foi o terceiro melhor da pista concluindo, assim, a pré-temporada da F-2 no Top3.

“As situações de testes são muito frágeis para se definir a real condição de cada competidor para a temporada. Não existe vistoria e, a cada momento, as condições da pista e dos pneus variam muito de box para box. Saio daqui com a sensação de dever cumprido. Realizamos tudo o que estava em nosso cronograma, o carro está pronto e agora nos vou me preparar bem para abertura do Campeonato, em simulador, e seguir confiante para o Barein”, encerrou o piloto de 20 anos.

Confira os tempos compilados dos dez pilotos mais rápidos nos testes em Barcelona:

1) Nyck De Vries (HOL) – ART Grand Prix | 1m27s024;
2) Luca Ghiotto (ITA) – Uni-Virtuosi | 1m27s263;
3) Sérgio Sette Câmara (BRA) – DAMS | 1m27s392;
4) Louis Deletraz (SUI) – Carlin | 1m27s421;
5) Guanyu Zhou (CHI) – Uni-Virtuosi | 1m27s454
6) Nobuharu Matsushita (JPN) – Carlin | 1m27s585
7) Nikita Mazepin (RUS) – ART Grand Prix | 1m27s731
8) Jack Aitken (ING) – Campos Racing | 1m27s817
9) Sean Gelael (IND) – Prema | 1m27s959
10) Ralph Boschung (SUI) – Trident | 1m27s960

Foto: Dutch Photo Agency | Divulgação

Assessoria de Comunicação do piloto Sérgio Sette Câmara
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

 

28 de Fevereiro - Quinta-feira - 18:13

Mundial de F-2

Brasileiro completou quase mil quilômetros em três dias de treinos na Espanha

 

Terminou no fim da tarde desta quinta-feira, 28 de fevereiro, a primeira rodada de testes da Pré-Temporada do Campeonato Mundial de F-2. No veloz e seletivo traçado de Jerez de la Frontera, na Espanha, o brasileiro Sérgio Sette Câmara (YOUSE | BMG | MRV | CCR | CBMM | CEMIG | GASMIG | COPASA) completou o início de seu trabalho com o carro #5 da equipe francesa DAMS.

Após uma intensa preparação no simulador da equipe, iniciada ainda no mês de janeiro, Sette chegou à cidade da região sul da Espanha disposto a cumprir o extenso e detalhado cronograma preparado pelos seus novos engenheiros.

Com sua conhecida humildade para receber as orientações e grande disciplina na execução o mineiro de 20 anos entrou no traçado para a conclusão de seis sessões de treinos que foram divididos em três dias com atividades na parte da manhã e à tarde. Ao todo Sérgio completou 217 voltas perfazendo-se assim um total de 960 km. Em sua pauta estiveram uma enorme variação de acertos, voltas rápidas, simulações de corridas, diferentes compostos de pneus, etc.

Cansado, mas com a sensação de dever cumprido, o piloto comentou: “Estou feliz com o trabalho que desenvolvemos aqui em Jerez. Esta foi apenas a abertura do meu terceiro ano na categoria. Busquei auxiliar aos engenheiros e testar ajustes que poderão nos ser úteis durante todo o ano. Aprendi bastante sobre as reações do carro e estamos muito tranquilos com relação ao nosso potencial para o prosseguimento dos testes, na semana que vem”, analisou o jovem de 20 anos.

A pré-temporada do Mundial de F-2 segue durante o Carnaval. Na terça (5), quarta (6) e quinta-feira (7) os carros irão acelerar no emborrachado circuito de Barcelona, também na Espanha, pista que está recebendo nesta semana os últimos dias de testes da F-1.

Foto: Diederik Van der Laan | Quick Comunicação

Assessoria de Comunicação do piloto Sérgio Sette Câmara
Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick

 

28 de Fevereiro - Quinta-feira - 16:47

IAME X30 CODASUR

Potência, durabilidade e conforto surgem como grandes diferenciais

No início do ano de 2018 a IAME, maior fábrica de motores de karts do mundo, lançou no mercado Sul-Americano o modelo X30 CODASUR. Desenvolvido com o objetivo de modernizar o kartismo nesta região do planeta a empresa italiana firmou acordos de cooperação com a CODASUR e a CBA de forma a implantar os novos propulsores nas principais competições do continente.

Após um ano de utilização nos principais Campeonatos os motores X30 CODASUR mostraram, inicialmente, que são extremamente confiáveis e velozes. Porém, acima disso, a grande expectativa do mercado em relação a estes propulsores se traduziu em números como, realmente, uma grande aposta para a modernização do esporte.

De maneira inicial os X30 CODASUR foram anunciados com impressionantes 175cc com sua construção de dois tempos de ciclo. Em condições de laboratório, nos dinamômetros da RBC Motorsport, o novo motor chegou ao pico de 44 HP’s de potência. Tanta força, na construção tradicional dos motores, poderia gerar grande desconforto ao pilotar e, principalmente, trinca nos chassis devido à vibração do conjunto.

Assim, com uma nova tecnologia, a IAME construiu estes modelos adotando a técnica de contrapeso do eixo virabrequim. Assim, mesmo no ponto máximo de seu desempenho, os motores proporcionam uma pilotagem suave e não causam rompimento das soldas dos chassis.

Do ponto de vista de velocidade, em testes feitos nos Kartódromo RBC Racing (Minas Gerais), Granja Viana (São Paulo) e Velopark (Rio Grande do Sul), os karts com os motores X30 CODASUR viraram tempos semelhantes aos dos karts KZ se tornando, assim, nos modelos mais rápidos dentre as opções sem câmbio.

Por fim, para comprovar a qualidade e responsabilidade da IAME com o mercado Sul-Americano, os motores X30 CODASUR se mostraram extremamente duráveis e com baixíssimo índice de manutenção. Dentre os modelos utilizados pela RBC Motorsport nos testes de implantação foi verificada uma condição perfeita dos equipamentos com aproximadamente 30 horas de uso. De maneira preventiva, com metade deste tempo decorrido, os técnicos acharam que seria proveitoso proceder apenas a troca de pistão.

:. MOTORES SEGUEM À VENDA .:

Os pilotos e equipes que quiserem adquirir os seus próprios motores X30 CODASUR podem fazer os pedidos para pronta entrega. Os estoques estão em Porto Alegre – RS e, também em Belo Horizonte – MG. Para todas as demais localidades do país os equipamentos podem ser despachados. Façam já seus pedidos junto à IAME Brasil, pelo e-mail vendasiame@mgpneus.com.br | Marcelo (51) 3482-1300 ou, ainda, na RBC Motorsport, através do e-mail vendas@rbcpreparacoes.com.br | (31) 3441-6562, com Diego.

Assessoria de Comunicação da IAME S.p.a.
Brasil – Quick Comunicação e Marketing
Jornalista Responsável: Flávio Quick