Recuperar Senha
Fechar
Entrar
16 de Fevereiro - Sábado - 14:56

Cerveja é Cultura

RENATA ABRITTA

Hoje começa oficialmente o Carnaval 2019 em Belo Horizonte. Este ano, a folia terá duração de 23 dias, segundo a Belotur. De acordo com a Empresa Municipal de Turismo da capital, são esperadas cerca de 4,6 milhões de pessoas nos blocos da capital mineira. 

Quem gosta de cerveja artesanal, pode começar a preparar a agenda (e o fígado). No sábado (2), a folia fica por conta do bloco Expresso Canadá, que concentra em frente ao Mercado Cervejeiro, na avenida Montreal 232, Jardim Canadá, Nova Lima. O bloco já está ensaiando todos os sábados, ao som do Mandruvá Samba, aquecendo a bateria para o grande dia.

No sábado (2) e no domingo (3) será realizada a edição de Carnaval do Festival Junglebier, de 12h às 22h, no Parque Ecológico da Pampulha. Já estão confirmadas as cervejarias Krug Bier, Loba, Colder, Dünn, Plataforma Albanos de Cerveja e Dunk Bier. As apresentações de sábado serão Fanfarra Ozadas (by Baiana Ozadas) e Banda Nêga com participação especial de Karol do Beiço do Wando; e Bloco Xibu, Grupo Baianeiros no trio elétrico e Thamyres Nunes OFC animam o público no domingo. (leia mais aqui)

Na terça-feira (5) é a vez do bloco Me bebe que sou Cervejeiro. Criado em 2015, ele vem acompanhado por um beer truck desfilando chopes artesanais da Läut, cervejaria oficial do bloco. A concentração começa às 12h, na rua Sergipe, em frente ao número 729, esquina com av. Brasil, no bairro Funcionários, pertinho da Praça da Liberdade.

Para encarar o calor, a dica para os foliões cervejeiros é buscar rótulos mais refrescantes e com teor alcoólico mais baixo. E lembre-se sempre: se beber, não dirija.

Conhece algum bloco de cerveja artesanal? Ajude a completar essa lista!

 

07 de Fevereiro - Quinta-feira - 17:11

Cerveja é Cultura

Evento realizado no Jardim Canadá retornaria no próximo sábado

RENATA ABRITTA

A primeira edição da feira Experimente de 2019, que seria realizada no próximo sábado (09), foi adiada. O evento, que tradicionalmente acontece na praça Quatro Elementos, no Jardim Canadá, em Nova Lima, no segundo sábado do mês, retornaria depois de uma pausa realizada no final do ano em função da temporada de chuvas.

E foi justamente por causa da previsão de temporais e fortes ventos para este fim de semana na região, que a organização optou por cancelar o evento. “Devido às fortes chuvas e ventos previstos para o dia 9 de fevereiro, nós decidimos cancelar o evento desse sábado em prol da segurança de nosso público e equipe. Logo mais voltaremos para anunciar nossa próxima feira de Carnaval”, afirmou por meio de um comunicado. 

Durante o período em que a feira permaneceu suspensa, no final do ano, a organização buscou elaborar melhorias. “Nós renovamos toda a estrutura! Palcos novos, mais barraquinhas, tendas e um parquinho novinho para as crianças” conta Bruno Lins, idealizador da feira. A feira volta em breve com diversos rótulos de cerveja artesanal e seleção de pratos para harmonizar. (Foto: Ananás Comunicação)


 

06 de Fevereiro - Quarta-feira - 15:43

Cold Hot

Nova edição do projeto Cold Hot vai carnavalizar com boa música e cervejas Backer

RENATA ABRITTA  

No dia 16 de fevereiro (sábado), acontece a 3ª edição do Projeto Cold Hot - Edição Brasilidades. A festa, que será voltada para o Carnaval, será regada a cervejas artesanais Backer. O evento será realizado na avenida Brasil, de 14h ás 22h, com retirada de ingressos gratuitos no site da GoFree.

E já que estamos no ritmo da folia, umas das atrações da festa é o Bloco Volta Belchior que traz como participação especial as cantoras Nega Jackie e Sofia Cupertino. Destaque também para a banda paulista Samuca e a Selva, que mistura ritmos diversos como a cumbia, salsa, jazz, reggae, MPB e ritmos de matriz africana.

O evento recebe também a banda Inquilinos com participação do cantor e compositor Di Melo. Fechando com chave de ouro essa programação de verão a banda Tibana convida Giselle Couto e DJ's André Kbeça e Cateb.

O evento é realizado pela produtora Play Cultural.

Cold Hot - Edição Brasilidades: Já é Carnaval

Data: 16/02

Horário: 14h às 22h

Local: avenida Brasil, 161 e 41, Santa Efigênia, BH.

Ingressos: 1 kg de alimento não perecível. Retirada no GoFree



 

 

05 de Fevereiro - Terça-feira - 15:29

Burn Experience

Evento será neste fim de semana no bairro Dom Cabral, atrás da PUC Coração Eucarístico

RENATA ABRITTA

A terceira edição do Burn Experience – maior evento de churrasco de Minas Gerais - está marcada para o dia 09 de fevereiro (sábado) e a Cervejaria Loba será parceira deste evento, que reúne os maiores chefs especializados em BBQ.

A festa será no Underground Black Pub (Avenida Itaú, 540 - Dom Cabral), das 12h às 19h, com o open bar de água, drinks de gin tônica e vodca, refrigerante, suco, cachaça saborizada Santa Bananinha e a cerveja Pilsen da Loba.

Já o open food inclui cortes BBQ de picanha, chorizo, short ribs, prime rib e ancho, bife capitão, fraldinha, hambúrguer e também cortes smoke BBQ de costelinha suína, lollipop (coxa de frango), brisket (peito bovino), hambúrguer e pullet pork. A parte de fogo de chão apresentará costela bovina e varal com porchetta, capa de filé, frango e ainda peixe e um javali inteiro.

As atrações musicais ficam por conta das bandas Texas Radio (Folk e Country Music), The Older Hat (World Folk Music) e Putz Grilla (o melhor do rock nacional dos anos 80), entre outras

Os ingressos custam R$ 150,00 via Sympla.


III Burn Experience

Data: 09 de fevereiro – sábado

Horário: 12h às 19h

Local: Underground Black Pub

Endereço:AvenidaItaú, 540 - Dom Cabral - atrás da PUC do Coração Eucarístico

Ingressos online:https://www.sympla.com.br/iii-burn-experience__417032

Mais informações: (31) 3365-7735 ou (31) 98851-8153


Fotos: Letícia Lôpo e Juliana Lana



 

 

 

 

04 de Fevereiro - Segunda-feira - 15:17

Cerveja

Pré-carnaval da Krug Bier será realizado no Buritis e no Sion em dois fins de semana consecutivos

RENATA ABRITTA

Começa no próximo fim de semana o Circuito Pré-Carnaval Krug, que inclui dois sábados de festa de rua em fevereiro, com atrações musicais, em dois diferentes bairros de Belo Horizonte. No dia 9 o evento será realizado no bairro Buritis e no dia 16 no São Pedro. É para usar fantasia e muito brilho, como todo bom carnaval!

No Buritis (9/02), a folia acontece em quarteirões fechados da rua Senador Lima Guimarães e as atrações convidadas são o Bloco DuBandu, DJ Peru, DJ Siman e Bloco Pacato Cidadão. Já no bairro São Pedro (16/02), estão confirmadas as presenças do Bloco Funk You, Baile do Kin e o Beiço do Wando. A festa será na Rua Major Lopes, em quarteirões fechados exclusivamente para a ocasião, em frente à choperia da Krug.

Segundo os organizadores, o Carnaval de Belo Horizonte agora está entre os maiores e melhores do país e a cada ano que passa a expectativa aumenta. “Apoiamos o movimento cultural da cidade e procuramos dar mais visibilidade aos artistas e grupos locais. Nessas edições de 2019, teremos shows de atrações já consagradas no cenário de Belo Horizonte, e também de bandas que estão buscando o seu espaço. A expectativa é receber entre cinco e 10 mil pessoas por evento”, comenta Rodolfo Viana, diretor comercial da Krug Bier.

Circuito Pré-Carnaval Krug

Data:dois sábados de fevereiro – 09/02 e 16/02

Horário:a partir das 11h

Locais: Buritis (09/02) e São Pedro (16/02)

Mais informações: (31) 99223-9315

Entrada gratuita – https://www.sympla.com.br/circuito-pre-carnaval-krug-na-rua--buritis__445528e

https://www.sympla.com.br/carnakrug--1602__446128

Proibida entrada de bebidas

 

Foto: Midiaria/Divulgação

27 de Setembro - Quinta-feira - 15:42

Cerveja é Cultura

Cerca de 20 produtores locais vão expor no Mercado Velho

RENATA ABRITTA

@cerveja_e_cultura

No próximo sábado (29/09), Diamantina sedia um dos mais tradicionais eventos de Minas: a Vesperata, que reúne músicos nas sacadas dos casarões da rua da Quitanda, encantando o público. E nesse mesmo dia, moradores e turistas também vão poder conferir o 1º Festival Artesanal de Diamantina - Cervejas, Queijos & Vinhos. O evento reunirá produtos regionais no Mercado Velho e contará com chefes de cozinha para a criação de pratos harmonizados.

A ideia é resgatar as práticas de produções artesanais que ajudaram a promover o desenvolvimento econômico da cidade no passado, além de apresentar ao público a qualidade dos produtos feitos em Diamantina.  

“A criação de produtos artesanais de qualidade proporciona um apelo turístico adicional à cidade e à região. Sendo assim, eventos que valorizem esses produtos garante maior atratividade, maior circulação de recursos e abertura de novas frentes econômicas locais”, afirma Vinicius de Freitas Silva, sócio da Cervejaria Capistrana.

Segundo ele, durante o festival, serão oferecidos chopes, cervejas e acessórios por um preço acessível. Além disso, o gastro-bar da marca vai apresentar uma harmonização especial. “No Capistrana Brew Pub, que fica no Beco da Tecla, 58, centro, iremos apresentar o prato lombo suíno à moda capistrana que tem na receita o uso da cerveja red ale como principal ingrediente”, destaca Silva.

Além da Capistrana, poderão ser degustados rótulos da Cervejaria Diamantina, entre outros. No assunto queijo artesanal, podem ser encontradas as seguintes marcas: Braúnas, Queijaria Soberana, Riacho Fundo, Guzerá, Pau de Fruta e Diamante da Mata. Para os amantes de vinho, participam do evento Dom Leon Alvarez, La Campola, Vin de Minas, Vesperata, Quinta D’Alva, Ethos e Theo.

O festival é realizado pela Confraria Cervejeira de Diamantina (CONCEDI), Associação de Vitivinicultores e Olivicultores do Alto Jequitinhonha (AVODAJ) e pela Associação dos Produtores de Queijo da Região de Diamantina (APRODIA) e pela prefeitura municipal.



Foto: Divulgação
25 de Setembro - Terça-feira - 14:37

Cerveja é Cultura

Primeiro single cervejeiro da banda, que se chama Receita de Pai, já está disponível em plataformas como Spotify, Deezer, iTunes e YouTube

RENATA ABRITTA

CERVEJA_E_CULTURA   

Cada vez mais, a combinação de cerveja e música cria uma bela harmonização. A paixão pelas notas musicais e pela bebida deu origem à banda La Bière (que significa “a cerveja” em francês) que desde 2017 escolhe roupagens diferentes e criativas de músicas, que vão além do rock’n’roll, somando elementos regionais como maracatu, samba, brega, carimbó e guitarradas.

Atualmente a banda é composta pelo carioca Gleison Silveira e pelo paraense Danilo Soares, ambos integrantes da Força Aérea Brasileira que se conheceram em função do trabalho em Lagoa Santa. “Refletimos sobre o que mais nos agradava na vida: música e cerveja. E fundamos a La Bière com o intuito de tratar a cerveja de um ponto de vista artístico, dando-lhe características de poesia, de inspiradora de companhia, assim como a arte. E de fato, a Cerveja permeia todos nossos sentimentos, está sempre do lado, sempre esteve”, afirma Silveira. (Foto: Divulgação)

Segundo ele, a banda toca diversos estilos. “Foi inevitável não ser na melhor concepção da palavra, eclético. Sou carioca, cresci ouvindo samba, funk, rock, samba-rock, heavy metal, sons regionais e folclóricos. Já o Danilo é um hiper fã de clube da esquina e de trabalhar suas referências do norte do país, além da sua escola de heavy metal muito forte”, explica ele. 

O primeiro single cervejeiro da banda, que se chama Receita de Pai, já está disponível em plataformas como Spotify, Deezer, iTunes e YouTube. O video foi lançado em agosto e traz para as lentes das câmeras a brassagem - primeira etapa da produção cervejeira - da Rapa Ale, uma cerveja familiar, passada de geração em geração, de imigrantes europeus para o Brasil. (Assista abaixo)

“É uma linda homenagem à família cervejeira Velho Brasa (proprietárias da cervejaria de mesmo nome) de Belo Horizonte e suas receitas tradicionais e encantadoras. Também extensiva a todos os cervejeiros que têm a raiz cervejeira impressa no DNA, tradição e genealogia”, explica.

A música passeia por referências desde os tambores de Minas Gerais até os toques do Norte, como o Boi e o Carimbó. Ainda nesse entremeio, envolve notas de MPB, viola caipira e Clube da Esquina. “Receita de Pai é uma música plenamente brasileira. Cheia de aromas e referências musicais da nossa vasta cultura. É uma música para se beber e degustar sem moderação”, pontua o músico.

Segundo Gleison, para a banda, as músicas são tratadas como cervejas, cada qual com um tempo de maturação. Até o fim do ano, haverá mais um lançamento e outro está previsto para o carnaval. “Sempre temas cervejeiros, seja a cerveja como protagonista ou plano de fundo, afinal ela sempre está conosco na alegria e na tristeza”, pontua Silveira.  

Foto: Divulgação

 

21 de Setembro - Sexta-feira - 19:28

Cerveja é Cultura

Festa vai reunir 50 cervejarias mineiras e 300 rótulos no Expominas

RENATA ABRITTA

@CERVEJA_E_CULTURA

Como uma boa festa de origem alemã, a BH Oktoberfest vai reunir no Expominas, de 4 a 6 de outubro seus maiores símbolos – cerveja, rock e boa gastronomia. Mais de 50 cervejarias artesanais mineiras estarão presentes com mais de 300 rótulos. As atrações musicais focam no melhor do rock'n roll nacional e internacional, com a apresentação de 22 das melhores bandas cover mineiras.

Dois palcos serão instalados nos pavilhões 1 e 2, com shows das 14h às 2h da madrugada nos dias 4 e 5 (quinta e sexta-feira), e das 11h até 23h45 no sábado. “Montamos uma programação com mais de 20 das principais bandas que vão levar a história do rock para a BH Oktoberfest. Vamos ter desde Beatles a grupos mais recentes, como U2, passando por várias décadas”, afirma Bruno Vilaça, gerente de Marketing e produção da Circuito do Rock, empresa responsável pela programação.

 

Quinta-feira (04/10)

A abertura da programação musical será da banda Creedence Revival, Brasil, no dia 4, às 17h no Palco 1. Às 19h e 21h será a vez do melhor do rock nacional dos anos 80 com a Legião II, tocando Legião Urbana, e o Balão Vermelho, cover do Barão Vermelho.

No Palco 2, às 18h, a Hocus Pocus apresenta canções dos Beatles, seguido pela banda Velotrol, com clássicos do rock, às 20h e Aeroplane, cover de BH do Red Hot Chili Peppers, às 22h.

 

Sexta-feira (05/10)

No Palco 1, a sexta-feira começa, com o Aeroguns interpretando sucessos do Aerosmith e Guns n' Roses às 17h, seguida do pop rock dos anos 80 e 90 dos integrantes do Putz Grilla, às 19h, e Singles, tocando Pearl Jam, às 21h.

No Palco 2, às 18h será a vez do rock clássico com a turma do Laranja Mecânica. Às 20h, a banda Ca$h passeia do clássico ao rock contemporâneo, sempre buscando pelos maiores hits das bandas internacionais. A noite termina com a apresentação da Raulzitles, reunindo o melhor de Raul Seixas e Beatles.

 

Sábado (06/10)

No sábado, último dia da BH Oktoberfest, a festa começa mais cedo, com várias décadas da história do rock contadas pelas bandas cover mais conhecidas dos mineiros.  No Palco 1, às 14h, a Pink Floyd Colection dá seu recado, seguida pela It's Only Rolling Stones, às 16h, Bon Jovem, às 18h, Poison Gas, com clássicos do rock, às 20h. O Led Zeppelin encerra a noite com show da banda cover Led III, às 22 horas.

Os maiores hits nacionais e internacionais dos anos 80 abrem as apresentações no Palco 2 no dia 6, com o grupo Mais 80, às 15h. O Guns n' Roses retorna ao palco, com show da Locomotive às 17h. Tocando clássicos do hard rock e heavy metal dos anos 80 e 90 (Van Halen, Whitesnake, Rush, Iron Maiden, Scorpions,entre outros), a Hard and Heavy dá seu recado às 19h.

Para os fãs do U2, nada melhor que a banda mineira do grupo, a U2 Cover Brasil, às 21h. Finalizando, a BH Oktoberfest, Bauxita e a turma do Rock Machine sobem ao palco 2 às 22h30 para apresentarem clássicos do rock com musicalidade e performance.

 

Em sua primeira edição, o BH Oktoberfest, que conta com o apoio do Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (SindBebidas), espera receber 60 mil visitantes durante os três dias do evento, produzido para entrar no calendário mundial dos festivais de cerveja.

 

Serviço:

BH Oktoberfest

Data: de 4 a 6 de outubro

Endereço: Expominas

Ingressos: https://www.sympla.com.br/bh-oktoberfest-2018__354902

FOTO: Robson Vasconcelos/Expominas

FOTO: Expominas/Divulgação
 

 

 
20 de Setembro - Quinta-feira - 15:07

Cerveja é Cultura

Entre as atrações musicais estão as bandas Lady Hop and The Barleys, Texas Radio e The Fritz

RENATA ABRITTA

@cerveja_e_cultura

Em 2018 a Capa Preta completa 5 anos de trajetória. A cervejaria começou com uma produção inicial de 500 litros mensais realizada no sítio da família, envasada em garrafas pretas pintadas à mão. Hoje, já são milhares de litros produzidos na fábrica situada no Jardim Canadá, em Nova Lima.

Ao longo dos anos, a marca conquistou diversas premiações nacionais e internacionais, dentre elas o título de melhor English Pale Ale do mundo na categoria Bitter Over 5,5%, no World Beer Awards 2018 e o terceiro lugar no Best of Show do VI Concurso Brasileiro de Cervejas de Blumenau, em 2017, com a Porter Berry.

“Acreditamos que podemos criar cervejas que proporcionam sensações marcantes para cada pessoa de forma única e esse sempre foi o principal motivador da cervejaria ao longo desses cinco anos” diz Lucas Godinho, cervejeiro e sócio da Capa Preta.

E para comemorar todo esse sucesso, no próximo sábado (22/09) a cervejaria Capa Preta recebe amigos, parceiros e fãs em uma grande festa com música, gastronomia e claro, muita cerveja boa no espaço a ser inaugurado, ao lado da fábrica.

Serão servidos mais de 15 rótulos da cervejaria, dentre eles os já consagrados pelo público e outras receitas elaboradas exclusivamente para a comemoração. O cardápio fica por conta do Restaurante Osso, com opções de BBQ com carnes nobres e finger food.

Entre as atrações musicais estão DJ Gustavo Pretim e as bandas Lady Hop and The Barleys, Texas Radio e The Fritz. A estrutura conta ainda com espaço kids e tem entrada gratuita para menores de 10 anos acompanhados dos pais ou responsáveis.

Serviço:

Data: 22 de setembro

Hora: De 12h às 22h

Espaço de Eventos Cervejaria Capa Preta - Rua Projetada, 185, Nova Lima, MG.

Ingressos disponíveis em www.sympla.com.br/capapreta5anos ou no Capa Preta Tap House BH (Al. Oscar Niemeyer, 975, Vila da Serra, Nova Lima).

(Foto: Marcela Ribeiro/Ananás Comunicação)


 


 

11 de Setembro - Terça-feira - 16:30

Cerveja é Cultura

Entre as bandas confirmadas para o FICC 2018 estão Ummaguma, Blues Etílicos, Seu Madruga, Lurex, Hocus Pocus, Tianastácia e Velotrol

RENATA ABRITTA
@cerveja_e_cultura

A quarta edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC), marcado para os dias 29 e 30 de setembro no estacionamento do Mineirão, em Belo Horizonte, já está criando grandes expectativas no público cervejeiro. 

Este ano, os organizadores esperam superar os números das edições anteriores com mais de mil rótulos de cervejas artesanais premium, espalhadas por cem estandes de cervejarias, além de grandes nomes da gastronomia e de atrações circenses e culturais.

Nesta edição, o país homenageado será a Alemanha. Entre as cervejarias convidadas estão Stahlberg, Geraes, Confrades, Verace, Läut, Backer, Fathach, Dos Caras, Falke Bier, Cuesta, Dünn, Avura, Krug Bier, Kremer, Pampulha, Vinil, Velho Brasa, Antuérpia, Fürst, Kalt, Austen, Brust, Floresta Élfica, Sátira, Schornstein, Dr. Brown, La Grand, Botocudos, Octopus, Hofbräuhaus BH, Koala San Brew, Sanatorium, Engine e Capa Preta.

Agora acaba de sair a lista com algumas das principais atrações que vão movimentar o maior evento de cervejas artesanais em Minas Gerais. Este ano uma novidade é o Palco Movimento que vai expandir as fronteiras musicais para além do rock n’ roll.

“Em 2018, contaremos com um palco dedicado à diversidade musical nacional e internacional, o Palco Movimento! Serão atrações transitando entre o reggae, o jazz, a música brasileira e muito mais”, afirma Diogo Kfoury, um dos organizadores e idealizadores do FICC e diretor da Play Cultural.

Palco FICC

O Palco FICC vai receber as bandas Tianastácia, Dias de Truta, Young Lights e uma das bandas selecionadas no concurso no dia 29/09 (sábado) e Ummaguma, Blues Etílicos, Audergang e a outra banda selecionada no dia 30/09 (domingo).

Palco Circuito do Rock

Já o Palco Circuito do Rock vai inundar o público nos dois dias com a alegria das bandas Seu Madruga, Lurex, Hocus Pocus, Glasgow 9, Poison Gas, Velotrol e tributo ao Metallica. DJ Deriz comanda no sábado e DJ Alex C, no domingo.

Palco Movimento

E as atrações do novo Palco Movimento são Nêga, Jack Boris, Desorquestra, Velejante, Reggae a terra, MiniBloco | Samba, Parceria Fina, Bloco dos pescadores | Samba, Flaming Boys e Banda Jazz, com toda a diversidade que lhes é possível.

 

Concurso de bandas

O concurso de bandas, que teve ampla repercussão ano passado, voltou firme nesta edição e os dois grupos selecionados já tem data e local para se apresentar (Palco FICC). “Ano passado, nós lançamos a Poison Gas no FICC e hoje, com muito orgulho, eles estão atravessando fronteiras em um dos maiores festivais de Liverpool com seu bom e velho rock and roll. Fazemos parte dessa história e queremos fazer ainda mais este ano”, comemora Diogo Kfoury.

 

Outras atrações

Os produtores caseiros de cerveja também têm seu espaço garantido com o Concurso Homebrew, que vai premiar as melhores cervejas de panela artesanais, em parceria com a Acerva Brasil. O regulamento completo está em https://ficc.nacionaldasacervas.com.br/homebrewer/.

Outra das atrações mais aguardadas é a 2ª edição do Concurso de Prateleiras, que espera contar com a participação de todos os cervejeiros artesanais que estiverem expondo seus produtos durante esta edição do evento. Ano passado, as cervejas vencedoras receberam um selo de qualidade, certificando que o produto premiado é o mesmo que o consumidor encontrava nas prateleiras.

Com oferta de mais de 350 rótulos em sua última edição, o FICC já é o maior evento de cervejas artesanais de Minas Gerais. Em 2017, participaram 35 mil pessoas - em dois dias de festival - experimentando produtos de mais de 100 expositores, embalados por mais de 370 artistas que acompanharam o público no consumo de 60 mil litros de chope.

 

4ª Edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura (FICC)

Data: 29 e 30 de setembro de 2018 (sábado e domingo)

Local: Estacionamento do Mineirão - Pampulha

Horário de funcionamento: 10h às 22 horas

Mais informações: (31) 2511-4016

Facebook: https://www.facebook.com/festivalficc

 
 
Foto: Felipe Lessa/Divulgação