O Cruzeiro vive um momento de oscilação, apesar da boa atuação diante do Palmeiras, e vê o Mirassol se aproximar perigosamente na tabela (55 a 57). Além disso, a disputa pelo título — mesmo com a liderança ainda a cinco pontos de distância — torna a missão do time comandado por Leonardo Jardim ainda mais desafiadora. Mas nada disso abala o apoio incondicional da Nação Azul.
Com a venda gradual dos ingressos, o Cruzeiro já anunciou 50 mil torcedores garantidos para o duelo contra o Vitória, no próximo sábado, às 16h, no Mineirão. A capacidade de público foi ampliada para 59 mil lugares. Para se ter ideia, recentemente o rival superou a marca de 2 milhões de torcedores na Arena MRV desde sua inauguração. Só nesta temporada, a Raposa já levou mais de 1 milhão de torcedores ao Gigante da Pampulha, um verdadeiro espetáculo nas arquibancadas.
O torcedor, sem dúvidas, tem feito sua parte e se consolidado como um dos grandes motores desta boa temporada. Se dentro de campo, em alguns momentos, as coisas não acontecem como o esperado, fora dele, a Nação Azul dá show: além das bilheterias milionárias, a torcida tem batido recordes na compra de camisas oficiais e se destaca entre as mais engajadas nas redes sociais.
É com essa força das arquibancadas que o Cruzeiro precisa apresentar uma postura diferente no sábado, diante de mais um adversário da zona de rebaixamento. O time não pode nem pensar em desperdiçar pontos. Terá de entregar tudo, deixar para trás os erros e deficiências recentes e lutar para conter a ameaça do Mirassol — e, acima de tudo, garantir a vaga na Copa Libertadores o quanto antes.
Segundo projeção da UFMG, 66 pontos asseguram a classificação direta. O Cruzeiro está, portanto, a nove pontos da meta, com nove rodadas restantes no Brasileirão. Quatro dessas partidas serão no Mineirão, começando neste fim de semana. Por isso, mais do que nunca, essa Cabulosa torcida terá papel decisivo na reta final. Que essa sintonia entre time e arquibancada recupere a competitividade já demonstrada e ponha fim à atual oscilação.