Ouro líquido

Os vinhos mineiros seguem arrebatando prêmios no exterior. Um rótulo da Vinícola Luiz Porto, de Cordislândia, Sul de Minas, levou a medalha de ouro na edição de 2024 do concurso francês Gilbert & Gaillard, uma das competições mais importantes do mundo. Palmas para o Vinho Luiz Porto Syrah 2022 (a partir de R$ 159,90), feito com uvas cultivadas a mais de mil metros de altitude na Serra da Mantiqueira.

 

Isabela Baêta e André Baêta, diretor de Esportes do Minas Tênis Clube.
Foto: Divulgação/MTC

 

 

Deliciosa “marvada”

Chegando a galope e copo, a 34ª “Expocachaça”, de 7 a 9 de agosto no CenterMinas Expo, Belo Horizonte. Esta edição celebra a força da cachaça de alambique como patrimônio brasileiro e se consolida como a maior já realizada, com mais de 250 expositores, duas mil marcas, 18 estados e programação que une negócios, cultura, gastronomia e música.

Amada “marvada”

A “Expocachaça” ainda integra a BrasilBier, com as cervejas especiais e o “Minas + Doce”, que valoriza os doces artesanais com curadoria da chef Rosilene Campolina. No mais, shows ao vivo, debates estratégicos e lançamentos técnicos. Com patrocínio da Cemig e do Governo de Minas, uma plataforma de visibilidade, inovação e geração de renda para o setor.

 

Junina e Náutica

Dia 5, mais uma Festa Junina, do e no Minas Náutico. Recreação infantil com brincadeiras típicas, barraquinhas de alimentação, quadrilha de alunos e atrações musicais. A banda “Manacá da Serra” deu a partida com um forró do bom. No palco principal, a cantora Bruna Lipiani fez todo mundo cantar os clássicos do sertanejo e, depois, o “Falamansa” que lotou o gramado!

 

Cafezinho bom

Após um período periclitante, as cafeterias se recuperam. Em 2023, 51% dos brasileiros voltaram a frequentar esses estabelecimentos, um salto significativo em relação aos 9% registrados em 2021. Essa retomada reforça a relevância das cafeterias no hábito de consumo da bebida, posicionando-as como o terceiro principal local de consumo de café. 

 

O presidente do Minas Tênis Clube, Carlos Henrique Martins Teixeira, ladeado pela esposa Thereza Cristina e da filha Victória. Foto: Divulgação/MTC

 

 

Cafezinho mágico

Os dados são da “Pesquisa de Hábitos e Preferências do Consumidor de Café – 2023”, do Instituto Axxus e da Associação Brasileira da Indústria de Café - Abic. “As cafeterias são hoje muito mais do que apenas um local para tomar café", afirma o economista Henrique Monteiro Braga.

 

Cafezinho quente

"Elas se tornaram pontos de encontro, onde as pessoas buscam não só a qualidade da bebida, mas o ambiente agradável, o modo de preparo diferenciado, a interação social e comodidades como Wi-Fi e energia. Experiência completa que impulsiona o crescimento do setor", completou Braga.

Gêmeas do Jiu

Destaques nem competições e exemplo de determinação, as irmãs gêmeas, Mariana e Marina, escrevem impressionante trajetória no jiu-jitsu desde 2021. Com apenas alguns anos de treino, já são reconhecidas no cenário estadual e nacional do esporte. Atletas da equipe Pit Bull Team dos professores Elias Pitbull e Priscila Araújo,elas seguem uma rotina intensa de 20 horas semanais de treino.

Gêmeas do Jitsu

Mariana e Marina! Sempre com disciplina, foco e muito amor pelo que fazem. Toda essa dedicação tem gerado frutos valiosos: campeãs sul-americanas de Jiu-Jitsu, campeãs brasileiras de Jiu-Jitsu Infantil e vencedoras de diversos campeonatos estaduais e nacionais. Um marco recente em suas carreiras foi no Campeonato Brasileiro da CBJJ em junho de 2025, em São Paulo.

 

A cantora, Paula Morelenbaum e o violonista, Arthur Nestrovski, no espetáculo, “Jobim Canção”, hoje, no Centro Cultural Unimed BH-Minas.
Foto: Divulgação/Teca Lobato Assessoria

 

Curtas & Finas

*Ainda sobre Mariana e Marina! O Campeonato Brasileiro, considerado o mais difícil do mundo, onde as duas chegaram à final da mesma chave.

Mostrando que o talento das irmãs vai muito além da genética, é resultado de muito esforço e paixão pelo esporte. 

Exemplo de superação que pode inspirar muitas outras crianças e jovens atletas.

Enorme visibilidade para marcas que acreditam no esporte e no futuro de jovens promessas. 

E elas sonham alto: o “Europeu Kids”; o “Pan Kids”, nos EUA e o “Mundial”, nos Emirados Árabes.

*Hoje, às 19h, no Centro Cultural Unimed BH-Minas, grandes nomes da música brasileira. 

A cantora, Paula Morelenbaum – que integrou a Nova Banda de Tom Jobim por uma década – e o violonista e curador, Arthur Nestrovski, solista do aclamado álbum “Jobim Violão”.

Juntos para o lançamento do disco que dá nome ao espetáculo: “Jobim Canção”. Este show marca a abertura oficial do “4º Festival de Arte & Movimento da Escola Saramenha de Artes e Ofícios”.

Escola do produtor, Paulo Rogério Lage!

No repertório, a sensibilidade e a sofisticação da obra de Antônio Carlos Jobim (1927–1994).

* Às terças-feiras, o Tip Top convida seus clientes a brindarem com estilo. 

A “Terça dos Fundadores” propõe resgatar um dos maiores símbolos do restaurante fundado em 1929: o chope gelado, desde os tempos em que a bebida era uma raridade. 

Com início às 17h, na programação, pode-se adquirir a “Caneca do Fundador”, com direito a quatro refis de chope Krug. 

A ideia é tornar a terça um ritual, reunindo novos e antigos frequentadores em torno de uma tradição de gerações.