Seja para quem vai correr pela primeira vez ou para quem já tem o hábito, é comum surgir a dúvida sobre o que levar para treinos e dias de prova. Um acessório recomendado pelo profissional de educação física Rafael Nogueira é o fone de ouvido. “É um recurso ergogênico. A música é estimulante durante a corrida. Obviamente, o uso é opcional”, explica.

A hidratação também é uma dúvida frequente entre os corredores: levar ou não levar água? Nogueira afirma que não há uma regra única. “O lado científico mostra que atletas que ingerem água apenas quando sentem sede não apresentaram perda de desempenho nem déficit de nutrientes durante a corrida. Mas isso deve ser avaliado com cuidado. Hidratar-se a cada 5 km é uma boa prática.

Nas provas, geralmente há pontos de hidratação, mas é importante verificar previamente se eles estarão disponíveis. Caso não estejam, vale levar uma garrafinha — seja no short ou em uma pochete própria para corrida.

Outro acessório importante é o chip de cronometragem, que, segundo Nogueira, fornece informações valiosas sobre o desempenho do corredor. “Ele mostra o ritmo da corrida, a pressão exercida e outros dados que ajudam os profissionais a orientar melhor os atletas”, afirma.

Outros itens básicos que podem ser úteis incluem boné, protetor solar e até mesmo band-aids, para o caso de quedas ou pequenos ferimentos.

Corrida de O TEMPO

  • Data: 10 de agosto de 2025.
  • Horário: 8h.
  • Local: Mirante do Belvedere (avenida José Maria Alkimin,138)
  • Distância: Corridas de 10km e 5km. Caminhadas de 3km e corrida kids.
  • Como se inscrever: no site da TBH Esportes. Clique aqui.