A campanha brasileira no ATP 250 de Bastad, na Suécia, chegou ao fim nesta quinta-feira (17), com a eliminação da dupla formada por Rafael Matos e Marcelo Melo nas quartas de final. Os brasileiros foram derrotados pelo argentino Guido Andreozzi e pelo holandês Sander Arends, por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4.
Atual número 1 do Brasil no ranking de duplas e 41º do mundo, Rafa Matos atuou ao lado de Marcelo Melo, ex-número 1 do mundo e atualmente na 51ª posição. A parceria, que vem ganhando ritmo nesta segunda metade da temporada, mostrou solidez na estreia, quando superou o canadense Cleever Harper e o norte-americano Ryan Seggerman em sets diretos.
No entanto, diante da dupla experiente e bem entrosada, os brasileiros não conseguiram impor seu jogo. Andreozzi e Arends foram superiores nos momentos decisivos de cada set e garantiram a vaga nas semifinais do torneio sueco, disputado no saibro.
Com a campanha em Bastad, Matos e Melo somam pontos importantes na corrida pelo ranking da ATP e continuam na busca por melhores resultados na gira europeia de tênis.