O Dia de Finados é uma data para se recordar de quem se foi. Ele é celebrado no dia 2 de novembro, bem no período chuvoso no Sudeste do Brasil, e a combinação de emoções mais sensíveis e meteorologia solidificaram o mito de que sempre chove na data, uma espécie de homenagem aos mortos. Mas é verdade?
Pelo menos em Belo Horizonte, não. "É mito", introduz a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Anete Fernandes. Dados da instituição mostram o histórico de precipitações no Dia de Finados nos últimos dez anos. O tempo pode até ter ficado nublado, mas, de 2014 a 2023, só houve registro de chuvas acima de 1 mm em dois anos, 2022 e 2023. Em 2024, a previsão do Inmet é de muitas nuvens e pancadas de chuva isoladas.
A estação chuvosa em Minas começa na segunda quinzena de outubro, como ocorreu neste ano, e segue até março. Frequentemente, é no intervalo entre novembro e janeiro que mais chove — graças a essas chuvas, os reservatórios de água do Estado são abastecidos.
A meteorologista Anete Fernandes explica que, normalmente, novembro começa já com a estação chuvosa bem estabelecida em todo o Estado. A explicação vem da união de ventos em todos os níveis da atmosfera à alta disponibilidade de umidade no ar. E também da Amazônia. “Torna-se mais frequente o transporte de umidade da Amazônia para o Brasil Central e Sudeste, o que favorece a ocorrência de chuvas mais generalizadas nessas áreas”.
Quando ocorre o avanço de uma frente fria pelo litoral ao mesmo tempo em que essa umidade parte da Amazônia até o Centro-Oeste e o Sudeste, cria-se o que a meteorologia chama de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), uma banda de nebulosidade na região. “A área sob atuação da ZCAS apresenta chuvas praticamente contínuas por dias consecutivos. Este sistema costuma ser mais frequente nos meses de novembro a janeiro, o que normalmente faz com que esse trimestre seja o mais chuvoso do ano”, continua a meteorologista.
O volume de chuvas logo no início de novembro é determinado pela força desse fenômeno, prossegue ela. “Depende do sistema que esteja atuando no início do mês. Se houver o canal de umidade ou a ZCAS, pode ser chuvoso, mas não é uma regra. Estes primeiros dias de novembro, por exemplo, terão apenas possibilidade de chuva isolada na região metropolitana de BH. Sendo que as típicas pancadas de fim de tarde e noite têm mais chance de ocorrer a partir da próxima segunda-feira”, conclui.