Morreu, na sexta-feira (18/7), o publicitário Roberto Duailibi, um dos principais nomes da publicidade brasileira, aos 89 anos. Duailibi foi fundador, com Francesc Petit (1934-2013) e José Zaragoza (1930-2017), da agência de publicidade DPZ, grife do setor no país.

Filho de um libanês e uma brasileira, Duailibi nasceu em Campo Grande (MS) em 1935 e se mudou para São Paulo na adolescência. Formado pela então Escola de Propaganda de São Paulo (hoje ESPM), iniciou a carreira nos anos 1950, na Colgate-Palmolive, e depois trabalhou em outras agências.

Em 1968, associou-se a Zaragoza e Petit para fundar a DPZ, agência criadora de campanhas como a do Baixinho da Kaiser e o Garoto Bombril.

"A DPZ foi uma escola de talentos e criatividade, por onde passaram nomes como Washington Olivetto, Nizan Guanaes, Marcello Serpa, Neil Ferreira, Stalimir Vieira, entre tantos outros. Uma verdadeira era de ouro da propaganda brasileira", lembrou o publicitário Luiz Lara, da agência TBWA Brasil, em publicação no LinkedIn.

Leia também. Ranking lista as 10 principais agências de publicidade de Minas; veja quais são

A agência, hoje parte do Publicis Groupe, foi a primeira a ganhar o Leão de Ouro no Festival Cannes Lions, em 1975, pelo filme "Homem com mais de 40 anos", criado para o Conselho Nacional de Propaganda, sobre a importância de contratar pessoas acima de 40 anos.

Duailibi também foi professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA) e membro da Academia Paulista de Letras, além de autor de livros como "Criatividade e Marketing" e "Cartas a um Jovem Publicitário". Recentemente, passou a publicar reflexões em vídeos no Instagram.