Em Botucatu (SP), o gari Vitor Celestino, de 30 anos, perdeu o emprego após ter um vídeo viralizado no TikTok. O conteúdo o mostra segurando um cano de papelão e simulando uma escolta do caminhão de lixo. A gravação foi feita sem ele saber.
Em entrevista ao portal UOL, o desempregado disse que tem cinco filhos, um deles ainda bebê, com quatro meses de idade. A esposa dele está afastada do emprego de zeladora pela licença-maternidade.
Vitor contou que recebeu diversas mensagens e ligações telefônicas em solidariedade após a demissão. Também ganhou uma doação de um empresário para manter os cuidados com os filhos. Além do bebê, são três crianças de 3, 8 e 9 anos e um adolescente de 14.
O ex-gari também disse que recebeu duas propostas de emprego, mas uma delas não deu certo por exigir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
"A minha mulher falou que aquele homem no vídeo era o marido dela e a autora disse que era para me contar que o vídeo já tinha mais de 500 mil visualizações. A moça filmou porque achou legal que estávamos brincando. Ela não queria prejudicar. É um serviço duro, difícil, mas a gente sempre mantém o bom humor", disse ao UOL.
O Grupo Corpus, responsável pela demissão de Vitor, informou que ele descumpriu as "instruções de trabalho" e não agiu "de acordo com as regras de segurança laboral", o que teria colocado "em risco a sua integridade física e dos demais coletores".