Durante coleta de informações para o Censo 2022 os caminhos percorridos pelos recenseadores são diversos, mostram as belezas e desafios, e como os números, também podem trazer um panorama da população brasileira em estatísticas.  Para mostrar um pouco desse percurso feitos durante a última pesquisa, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) promove o Prêmio Fotográfico do Censo Demográfico.

O objetivo do prêmio é documentar as atividades de campo do Censo 2022 através do recurso da fotografia e vai premiar as melhores imagens feitos pelos próprios recenseadores a partir de uma votação popular. (veja algumas fotos acima)

No concurso, os participantes concorrem em três categorias: habitação, paisagens urbanas e paisagens rurais. Essas fotografias seguem um conjunto de regras, incluindo a restrição de retratar pessoas que possam ser identificadas ou imagens que possam ser consideradas ofensivas de alguma forma.

“Por meio das fotografias enviadas para o Prêmio, o IBGE poderá enriquecer o acervo de imagens sobre os municípios brasileiros do Instituto, bem como dar maior visibilidade ao Censo Demográfico 2022 e ao trabalho de coleta realizado pelos recenseadores”, explicou a coordenadora de Marketing do IBGE, Izabelle de Oliveira.

A votação do Prêmio Fotográfico do Censo 2022 é feita online e também em exposições espalhadas pelo país até o dia 21 de julho. A foto mais votada em cada categoria vai render um prêmio de R$ 5 mil em dinheiro ao vencedor.

Já as vice-campeãs vão faturar R$ 3 mil, enquanto as terceiras colocadas vão render aos “recenseadores-fotógrafos” um prêmio de mil reais.

A previsão do IBGE é de que o resultado seja divulgado no dia 1º de setembro.