Transporte

Medidas de restrição de tráfego já atingem 22 Estados brasileiros

Em pelo menos 22 Estados brasileiros governadores e prefeitos já tomaram medidas de isolamento contra o coronavírus, como fechamento de divisas, bloqueios em estradas e rios e suspensão do transporte de passageiros

Por Estadão Conteúdo
Publicado em 26 de março de 2020 | 08:17
 
 
 
normal

Em vários Estados, prefeituras decidiram isolar cidades por conta própria, instalando barreiras físicas ou sanitárias em seus acessos. Também já há ilhas fechadas para não moradores e algumas cidades com toque de recolher.

Em São Paulo, na terça-feira, a Justiça autorizou a Prefeitura de Caraguatatuba a realizar bloqueio na rodovia dos Tamoios, principal acesso ao litoral norte. A barreira sanitária foi instalada na praça de pedágio do KM 82, onde os motoristas têm a temperatura medida com termômetro. Doze cidades turísticas do litoral estão com as praias interditadas. A restrição começa em Ubatuba, no litoral norte, e vai até Cananeia, no extremo sul. São Paulo não fechou as divisas com outros Estados, mas ontem havia uma barreira no trecho urbano de Itararé, na divisa com o Paraná.

Um decreto do governo de Minas Gerais proibiu ônibus e vans de passageiros de atravessar as divisas estaduais, e o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), suspendeu por tempo indeterminado a circulação do trem que liga Vitória a Belo Horizonte. O governador Wilson Witzel (PSC), do Rio, suspendeu o transporte interestadual por ônibus e aviões.

Interior

Em São Paulo, ao menos 30 cidades colocaram barreiras físicas ou sanitárias nos acessos, e há casos de toque de recolher. Em Itápolis, veículos e pessoas a pé nas ruas entre 20h30 e 6h são abordados por agentes municipais. O toque de recolher determinado pela prefeitura prevê a apreensão de carros e a condução forçada de pessoas à residência. Os poucos veículos que circulavam eram de trabalhadores em serviços essenciais, como profissionais da saúde. Na primeira noite, houve apenas advertência, sem multas.

A Prefeitura de Ibitinga também decretou toque de recolher das 22h às 6h. Nas duas cidades, o comércio está fechado, e o transporte coletivo foi suspenso. Restaurantes só podem funcionar com delivery, durante o dia.

Em Atibaia, a prefeitura mandou fechar os acessos com barreiras para restringir a entrada de ônibus e veículos de fora. As nove entradas de Santa Fé do Sul também foram bloqueadas.

Em Itatiba, a prefeitura instalou 22 barreiras físicas para isolar a cidade. Nessa terça-feira, o Tribunal de Justiça mandou liberar o acesso de turistas aos municípios de São Pedro, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra, isolados por barreiras. Os prefeitos atenderam à determinação, mas mantiveram o controle de ônibus com visitantes em vias internas. As informações são do jornal "O Estado de S. Paulo".

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!