Geografia

Novo mapa-múndi do IBGE coloca Brasil no centro do mundo e causa polêmica

Representação cartográfica também lista Ilhas Malvinas como território argentino, e não britânico


Publicado em 13 de abril de 2024 | 17:41
 
 
 
normal

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, nesta semana, o novo mapa-múndi, parte de sua 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar, que reúne mapas físicos, políticos e temáticos do Brasil e do mundo. Ele gerou polêmica nas redes sociais devido a algumas escolhas. Diferentemente dos mapas-múndi tradicionais, no seu o IBGE posiciona o Brasil no centro do mundo. Além disso, elenca Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul como territórios argentinos.

Nas redes, alguns usuários defenderam a posição central do Brasil, já outros chamaram a escolha de “lacração ideológica”. O próprio presidente Lula (PT) entrou no assunto, lembrando que a Terra é redonda e que, portanto, nenhum país está, de fato, em seu centro.

Ilhas Malvinas da Argentina

O mapa-múndi do IBGE lista as Ilhas Malvinas e as Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul como território argentino, em consonância com a decisão do Itamaraty de apoio ao país vizinho. Os territórios são fonte de disputa com o Reino Unido desde o século 19. Após uma guerra, os britânicos assumiram o controle das Maldivas em 1982, e hoje as conhecem como Ilhas Falkland.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!