São Paulo

PM apreende 19 cobras e um lagarto exótico e multa homem em R$ 8,4 mil

O homem não tinha documentação necessária para criar nenhum dos bichos; os animais foram apreendidos e encaminhados ao Instituto Butantã

Por Da redação
Publicado em 25 de setembro de 2020 | 14:37
 
 
 
normal

Um homem, não identificado, foi multado pela Polícia Militar (PM) nessa quinta-feira (24) por manter ilegalmente 19 cobras e um lagarto exótico em sua casa, na cidade de Mococa, interior de São Paulo.

De acordo com a corporação, havia oito serpentes nativas da fauna brasileira – uma falsa coral, três jiboias, uma cobra-cipó, uma cobra d’água, uma caninana e uma sucuri ­– e onze espécimes de origem estrangeira. Dentre elas, três pítons e duas “king snake”. 

Além das cobras, um lagarto da espécie pogona foi encontrado no local. O homem não tinha documentação necessária para criar nenhum dos bichos. Os animais foram apreendidos e encaminhados ao Instituto Butantã, na capital paulista, segundo os militares. 

Agentes do 1º Batalhão de Policiamento Ambiental do Estado (BPAmb) multaram o dono dos animais em R$ 8,4 mil por “introdução de espécie animal mediante sua guarda continuada a qualquer tempo e pela manutenção de espécies nativas em cativeiro” sem autorização.

Uma investigação será conduzida pela Polícia Civil para verificar se ele vendia as cobras. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!