Quanto mais quente melhor – pelo menos para as sorveterias de Minas Gerais, que já estão vendendo até 50% mais que em janeiro do ano passado.
“A relação é direta com o calor. Quanto mais quente, maiores as vendas”, confirma o dono da sorveteria São Domingos, Domingos Dias Montenegro. No mercado belo-horizontino desde 1929, a sorveteria oferece 50 opções de sorvete, sendo os mais vendidos os de chocolate africano, maracujá, manga, coco e pistache. “Uma das novidades neste ano é o sorvete de graviola, fruta que é mais encontrada entre os meses de março e junho. Estou trazendo da Bahia. Ela é bem refrescante, ideal para o verão”, diz Dias. Segundo ele, até o momento, as vendas tiveram alta de 15% em relação a janeiro de 2013.
O crescimento das vendas de sorvetes e picolés chegou a 50% na fábrica de sorvetes Nevada, no bairro São Francisco, região da Pampulha, segundo o proprietário da empresa, Runivan Welington Silva. “O calor está ajudando a vender muito bem para o varejo em Minas”, diz.
Na Alessa Gelato & Caffè, no Lourdes, a alta no primeiro mês de 2014 deve variar de 25% a 30%, de acordo com a proprietária, Andréa Manetta. “No ano passado teve a chuva, o que atrapalha as vendas”.
Depois de computar alta entre 15% e 20% nas vendas no ano passado frente 2012, a perspectiva para todo o ano de 2014 é de expansão de 30%. Andréa observa que o período de altas temperaturas favorece a venda. Mas ela diz que cada vez menos o inverno atrapalha. “Quando começamos no setor, a queda na comercialização chegava a 70% no inverno. Ultimamente, o recuo não chega a 30%. Aliás, o inverno tem sido menos rigoroso e o sorvete é visto, cada vez mais, como alimento e não apenas como sobremesa”.
Na Sorvetes Salada, que tem fábrica em Contagem, na região metropolitana, as altas temperaturas ajudaram a empresa a vender 20% mais em janeiro frente a igual mês de 2013, conforme a gerente de marketing Raquel Rabelo. A marca tem 30 lojas espalhadas pelo Estado, sendo 12 na capital.
Clientes buscam sabores mais refrescantes, à base de frutas
Nesta época do ano, a preferência do consumidor na sorveteria Alessa são os sorvetes mais refrescantes, de fruta e à base de água, com destaque para framboesa e chocolate asteca, dentre os 48 sabores. Andréa conta que, neste ano, a empresa deu início às franquias. “Tivemos alguns interessados, mas estamos na fase de negociação”.
Assim como na Alessa, na Sorvetes Salada, os sorvetes de fruta à base de água são os que têm mais saída durante o verão. “As pessoas procuram este tipo de produto por causa do baixo teor de gordura. Afinal, as pessoas estão mais preocupadas com a saúde”, analisa Raquel Rabelo.
Fora a rede credenciada, a Sorvetes Salada vende seus produtos em cerca de mil pontos de venda em Belo Horizonte, como supermercados, hipermercados e padarias. A perspectiva para este ano é vender 30% a mais.