Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Brasil

Belo Horizonte é a 6ª capital com pior trânsito do país, diz análise

De acordo com o levantamento, a capital mineira chega a ter 42% de suas vias congestionadas durante os horários de pico

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Trânsito
A pesquisa com os dados está sendo divulgada nesta quarta-feira (4), pela empresa de tráfego TomTom
PUBLICADO EM 04/06/14 - 13h20

Uma análise comparativa das nove maiores capitais brasileiras mostra que as cidades do Nordeste e a capital fluminense têm uma densidade de tráfego maior do que São Paulo. 

De acordo com o texto, Belo Horizonte chega a ter 42% de suas vias congestionadas durante os horários de pico. O número deixa a capital de Minas como a 6ª pior cidade brasileira no quesito.

Enquanto isso, a capital paulista chega a ter 46% de suas vias congestionadas nos horários de pico.Salvador chega a ter incríveis 59%. A capital mais congestionada, na comparação com o total de vias, é Recife, com lentidão em 60% de suas vias nos horários de pico.

A pesquisa com os dados está sendo divulgada nesta quarta-feira (4), pela empresa de tráfego TomTom. Os dados são coletados dos aparelhos GPS da empresa, espalhados pelas frotas, e de aplicativos de celulares que usam a tecnologia da empresa.

Segundo a TomTom, a medição do tráfego não leva em conta o tamanho dos congestionamentos - como faz, por exemplo a Companhia de Engenharia de Tráfego. "O que medimos é a densidade do congestionamento", diz o gerente de vendas da empresa, Julio Quintela. É uma comparação entre a quantidade de ruas existentes na cidade e quantas delas estão congestionadas. "Também fazemos a comparação da densidade nos horários de pico e fora deles, o que é um indicativo da infraestrutura", diz Quintela.

Quintela afirma que os dados mostram uma menor infraestrutura dessas cidades para absorver os congestionamentos. "Notamos que as cidades do Nordeste tiveram aumento dos congestionamentos no último ano. Uma hipótese para isso é a grande quantidade de obras públicas nas vias, para a Copa, que podem ter aumentado o trânsito", diz.

Mundo

A TomTom também comparou a densidade do trânsito nas 120 maiores cidades do mundo. Nesse quesito, Brasil tem duas cidades entre os top 5 (São Paulo e Rio).

A cidade com mais vias congestionadas da Terra, segundo a empresa, é Moscou, na Rússia, onde 74% das vias ficam saturadas nos horários de pico. Em segundo lugar, Istambul, na Turquia, com 62% das vias saturadas.

"Fizemos essa análise levando em conta uma lista prévias das maiores cidades. Por isso que Recife ficou de fora", explica Quintela.

VEJA LISTA DAS CAPITAIS BRASILEIRAS COM PIOR CONGESTIONAMENTO:

1. Recife: 60%

2. Salvador: 59%

3. Rio de Janeiro: 55%

4. Fortaleza: 48%

5. São Paulo: 46%

6. Belo Horizonte: 42%

7. Porto Alegre: 38%

8. Curitiba: 34%

9. Brasília: 27%

VEJA RANKING MUNDIAL DAS CIDADES COM PIOR CONGESTIONAMENTO:

1. Moscou: 74%

2. Istambul: 62%

3. Rio de Janeiro: 55%

4. Cidade do México: 54%

5. São Paulo: 46%

6. Palermo: 39%

7. Varsóvia: 39%

8. Roma: 37%

9. Los Angeles: 36%

10. Dublin: 35%

Agência Estado

O que achou deste artigo?
Fechar

VIAS BLOQUEADAS

Belo Horizonte é a 6ª capital com pior trânsito do país, diz análise
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (1)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter