Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Espaço de convivência amplia a produtividade no trabalho

Local do café é tão importante quanto o produto da empresa, diz especialista

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Exemplo. <MC>Sede da Google em Dublin, na Irlanda, possui confortáveis instalações para os funcionários descansarem durante o trabalho</MC>
Local do café é tão importante quanto o produto da empresa, diz especialista
PUBLICADO EM 02/08/12 - 22h36

Nova York, EUA. O que é uma das decisões mais importantes que uma empresa pode tomar? Onde colocar a máquina de café. Certo, talvez essa decisão não seja tão importante quando, digamos, escolher quais produtos serão vendidos nos próximos meses. Contudo, áreas de convivência bem planejadas são um grande contribuidor para a produtividade dos funcionários, segundo Ben Waber, presidente e CEO da Sociometrics Solutions, uma empresa que presta consultoria na área de "ambientes de trabalho".

"Em geral, quando observamos as características dos ambientes que fazem com que as pessoas sejam mais eficientes no ambiente de trabalho, entra na lista o hábito de passar algum tempo socializando com os colegas mais próximos", afirma Waber. "É preciso estruturar a empresa de tal
forma que as pessoas tenham essa oportunidade diariamente".

Fazer intervalos frequentes permite que os trabalhadores possam recarregar sua "energia interna". Intervalos individuais - uma caminhada breve pelo quarteirão, ou um intervalo silencioso na sala de reuniões - fazem com que o empregado volte ao ambiente de trabalho "renovado". Entretanto, intervalos em conjunto também são importantes tanto para os funcionários quanto para o bem-estar da empresa em que trabalham. Ao se socializarem, eles melhoram o clima e aumentam as possibilidades de colaboração entre as equipes.

A Sociometrics recentemente fez um estudo em uma empresa farmacêutica que tinha várias áreas de lanche - como copas - mas todas em espaços pequenos e sem cadeiras. Quando Waber esteve lá, os funcionários pediam desculpas pelo sabor "vencido" do café que eles podiam lhe oferecer.
Para o consultor, isso representa uma "bela oportunidade perdida". Após analisar os padrões de comunicação entre os funcionários da empresa, a Sociometrics recomendou que a administração se desfizesse de muitos dos pequenos espaços de lanche e construísse uma grande área central de convivência - e melhorasse a qualidade do café.

Após as mudanças na empresa, as pessoas passaram a conviver com um grupo mais variado de colegas de trabalho, de várias áreas, e os níveis de colaboração e desempenho no trabalho aumentaram, segundo Waber.

Saúde Mental. Os intervalos também servem para arejar a cabeça. O CEO da Sociometrics conta que, ao trabalhar com o Call Center de um banco, nos Estados Unidos, percebeu que os administradores da empresa preferiam que os funcionários fizessem intervalos intercaladamente, para que os escritórios não ficassem completamente vazios. De forma controversa, a Sociometrics sugeriu que o banco permitisse que as equipes fizessem intervalos juntas, com uma equipe alternativa os substituindo durante esse tempo. O resultado foi um aumento de 25% no número de ligações atendidas, e uma redução dos níveis de estresse dos funcionários, diz Waber.

Na empresa farmacêutica, ninguém foi forçado a se socializar durante os intervalos, mas a nova organização de horário criou uma forma natural para os funcionários arejarem a cabeça e buscarem a ajuda dos colegas, segundo explica Waber, para quem não faz sentido pedir que os empregados se socializem. Isso pode elevar o nível de estresse e, apesar de poder ser bom para organizar as tarefas da empresa, a pressão acaba eliminando a função restauradora do intervalo.

O que achou deste artigo?
Fechar

Espaço de convivência amplia a produtividade no trabalho
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter