Fornecedor oficial de produtos de limpeza da Casa Cor Minas 2017, o grupo Super Globo Química – líder no mercado de água sanitária em Minas Gerais – investiu, em 2017, R$ 16 milhões na estruturação de sua sede em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com o diretor comercial, Bernardo Guimarães, a estimativa é que, até 2019, o faturamento do grupo dobre.
“Ampliamos nosso terreno de 5.000 m² para 11.000 m², investimos em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (temos quatro), criamos nossa própria fábrica de embalagens com oito máquinas de última geração, e expandimos nosso leque de produtos, que, além do cloro e da água sanitária, agora possui uma linha de limpadores perfumados e multiúsos”, conta Bernardo Guimarães.
O executivo ressalta a importância da criação da própria fábrica de embalagens do grupo. “Antes a gente terceirizava nossas embalagens. Agora, com nossas próprias embalagens, ganhamos em qualidade e produtividade”, comemora Guimarães.
Atuação. Atualmente, a Super Globo Química tem cerca de 10 mil pontos de venda espalhados por Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Goiás, entre redes de varejo e atacado. De acordo com Bernardo Guimarães, a expectativa com esses investimentos é poder ganhar mais espaço no território nacional. “Água sanitária é um produto com baixo valor agregado. Com isso, o frete ficava bastante caro e não compensava expandir para outros Estados. Com a entrada desses novos produtos de maior valor agregado, teremos a oportunidade de expandir para todo o território nacional”, ressalta o diretor.
Histórico. A empresa foi fundada em 2002 com a marca de água sanitária Santa Clara, em Contagem. Na época, havia apenas um funcionário, o fundador, Eduardo Guimarães. “Ele fabricava, embalava, entregava e administrava. Só depois de dois meses mais duas pessoas foram contratadas”, conta o atual diretor comercial. Atualmente o grupo tem 500 colaboradores, entre diretos e indiretos.
Em 2009, a empresa adquiriu 100% das ações da água sanitária Super Globo, presente no mercado desde 1938. Juntas, as marcas ganharam força e passaram a sustentar a liderança de vendas de água sanitária em Minas Gerais. Nos últimos oito anos, a empresa cresceu 400%. E agora, com os novos produtos, pretende ganhar maior espaço no mercado. Neste ano, de acordo com dados fornecidos pelo diretor, o faturamento do grupo está 32% maior, em relação ao ano passado.
O grupo continua no processo de ampliação da produção. Segundo Guimarães, uma nova fábrica está em construção, com inauguração prevista para o ano que vem. “Nossa empresa prima muito por tecnologia, qualidade e inovação. E cada vez mais investiremos nessas áreas”, conclui.
Mundo. O Brasil é o quarto maior consumidor de produtos de limpeza, atrás de EUA, China e Japão. Segundo a Euromonitor International, entre 2009 e 2014 as vendas cresceram 17%, totalizando US$ 7,8 bilhões/ano.
Números
56% do mercado mineiro de água sanitária pertence ao grupo Super Globo Química
400% foi o crescimento da empresa apenas nos últimos oito anos
50% é ampliação da produção depois do investimento de R$ 16 milhões
Produção na fábrica chega a 4.500 toneladas por mês
O grupo Super Globo Química é líder no mercado de água sanitária e cloro em Minas Gerais. De acordo com dados fornecidos pela própria empresa, os produtos ocupam 56% do mercado mineiro. “Produzimos 4.500 toneladas de produtos de limpezas por mês, e ocupamos a liderança dentro do mercado mineiro”, comenta o diretor comercial, Bernardo Guimarães.
De acordo com o executivo, apesar da liderança e do constante crescimento da empresa, o mercado mineiro não é fácil, e possui uma ampla concorrência “Hoje, em Minas Gerais, existem cerca de 30 marcas diferentes de água sanitária, além das nacionais já consolidadas. O mercado é extremamente concorrido”, explica Guimarães.
Um dos objetivos da ampliação dos negócios do grupo Super Globo é se firmar ainda mais nessa liderança. “Ampliando nosso leque de produtos podemos competir aqui dentro do Estado com marcas nacionais consolidadas. Levamos a força do nosso rótulo para outras áreas do mercado”, ressalta o executivo.
Mas Bernardo Guimarães comenta que, ao longo desses 15 anos, desde a fundação, em 2002, a empresa conseguiu consolidar confiança no mercado. “Há inclusive redes de supermercados que adquirem, em razão da qualidade e da tradição, os produtos do grupo para venda sob o rótulo de marca própria”, comenta.