Movimento

Lojistas de Betim aderem ao Dia Livre de Impostos

Mais de 30 comerciantes venderão vários produtos com descontos referentes ao valor do tributo que é repassado; ação será na próxima quinta (30)

Publicado em 23 de maio de 2019 | 23:26

 
 
normal

Os betinenses poderão aproveitar a próxima quinta-feira (30) para comprar alguns produtos mais baratos. É que mais de 30 lojas da cidade, distribuídas em 12 bairros diferentes, vão aderir ao Dia Livre sem Impostos, segundo último levantamento da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Betim. A ação também será realizada em cerca de outros 300 municípios pelo país. 

O objetivo é chamar a atenção para a alta carga tributária no Brasil – que é o 14º país que mais arrecada impostos no mundo. Em Betim, o movimento é coordenado pela CDL, por meio da CDL-Jovem, que conseguiu a adesão dos comerciantes. 

Serão drogarias, padarias, lojas de roupas e de tecnologia, dentre outras, que comercializarão seus produtos com descontos no valor que normalmente é consumido por taxas de tributação. Até a quinta-feira (23), 31 lojas já haviam aderido à campanha.

Para o presidente da CDL-Betim, José Barboza, a iniciativa promete ter um bom resultado e repercussão. “É a primeira vez que a entidade está organizando esse dia sem impostos em Betim, e esperamos uma boa repercussão. Os lojistas que aderiram estão confiantes. Esse movimento começou em Belo Horizonte e acontece em todo o país”, afirmou Barboza. 

Conscientização
O presidente da CDL-Jovem de Betim, Nilcio Júnior, enfatiza que a carga tributária praticada no país prejudica o lojista, que precisa aumentar os preços, e o cliente, que trabalha em média 153 dias por ano só para pagar tributos. 

“Esse movimento é importante para esclarecer uma questão: o alto valor dos impostos faz com que os comerciantes repassem isso aos consumidores, que perdem poder de compra. Nesse Dia Livre sem Imposto, o desconto dos produtos dado pelos lojistas é equivalente ao valor do tributo que está embutido”, completou.

A comerciante e dona de padaria Vânia Viana conta que já participou de outras edições do Dia Livre sem Impostos. 
“As vendas aumentam nesse dia porque muita gente aproveita os preços mais baixos. É uma oportunidade ainda para que o consumidor veja que o vilão do preço alto no Brasil é o imposto”, disse. 

A lojista Shirley Miranda, que é vice-presidente da CDL-Jovem, disse que a ação é uma forma de conscientização. “As pessoas vão perceber que os impostos é que fazem o preço subir. A ideia é mostrar a alta carga tributária e, quem sabe, despertar algum tipo de mudança”.