Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Caso Snowden

Jornalista inglês diz que incidente com seu companheiro não vai intimidá-lo

Em entrevista para o Jornal Nacional, na noite desta segunda-feira (19), o jornalista Glenn Greenwald, do "The Guardian", disse ter cópias dos documentos apreendidos com o brasileiro David Miranda no aeroporto de Londres

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Snowden
Glenn Greenwald denunciou, em matérias publicadas no jornal britânico The Guardian, a estratégia de ciberespionagem do governo dos Estados Unidos
PUBLICADO EM 19/08/13 - 23h01

Em entrevista para o Jornal Nacional, na noite desta segunda-feira (19), o jornalista Glenn Greenwald, do "The Guardian", disse ter cópias dos documentos apreendidos com o companheiro dele, o brasileiro David Miranda. O brasileiro ficou detido por quase nove horas no Aeroporto de Heathrow, em Londres, onde foi interrogado pelas autoridades por suspeita de terrorismo.

Ainda em entrevista para a TV Globo, Glenn Greenwald disse que o ato foi uma tentativa em vão de intimidá-lo.

O Brasil manifestou "grave preocupação" com o caso do brasileiro David Miranda. O posicionamento foi manifestado de forma oficial por meio de uma nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE) divulgada nesta segunda.

"O governo brasileiro manifesta grave preocupação com o episódio ocorrido no dia de hoje em Londres, onde cidadão brasileiro foi retido e mantido incomunicável no aeroporto de Heathrow por período de 9 horas, em ação baseada na legislação britânica de combate ao terrorismo", cita o texto. Mas as críticas vão além. "Trata-se de medida injustificável por envolver indivíduo contra quem não pesam quaisquer acusações que possam legitimar o uso de referida legislação. O Governo brasileiro espera que incidentes como o registrado hoje com o cidadão brasileiro não se repitam", destaca a nota.

Miranda foi interrogado e ficou detido por nove horas no aeroporto de Heathrow, em Londres, quando fazia uma conexão entre Berlim e o Rio de Janeiro. Após ser liberado pelos policiais da Scotland Yard, o brasileiro, de 28 anos, embarcou em outro voo na noite de domingo, 18, e desembarcou na manhã desta segunda-feira no Aeroporto Internacional do Galeão - Tom Jobim, no Rio de Janeiro. Miranda é companheiro do repórter do jornal inglês The Guardian Glenn Greenwald, que divulgou informações sobre o esquema de espionagem do governo norte-americano.

AE

O que achou deste artigo?
Fechar

Caso Snowden

Jornalista inglês diz que incidente com seu companheiro não vai intimidá-lo
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter