Recuperar Senha
Fechar
Entrar

equipe de governo

Alexandre Kalil anuncia os nomes de seu secretariado

Como já era previsto, Paulo Lamac (REDE), eleito como vice-prefeito de Belo Horizonte, irá assumir a Secretaria Municipal de Governo

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
POLITICA . BELO HORIZONTE , MG  O prefeito eleito de Belo Horizonte , Alexandre Kalil , faz apresentacao de sua equipe tecnica para sua  gestao
POLITICA . BELO HORIZONTE , MGO prefeito eleito de Belo Horizonte , Alexandre Kalil , faz apresentacao de sua equipe tecnica para sua gestaoFOTO: LINCON ZARBIETTI / O TEMPO / 07.12.2016
PUBLICADO EM 07/12/16 - 14h45

Com a presença de velhos conhecidos da população mineira, o novo secretariado da Prefeitura de Belo Horizonte foi anunciado ontem a tarde pelo prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), no Centro de Operações de Belo Horizonte, onde, desde novembro, tem trabalhado a equipe de transição de Kalil.

“Todos que foram escolhidos foram minuciosamente estudados e levados em consideração. Aqui temos gente filiada ao PT, filiada ao PSDB, filiada à Rede, ao PSB e ao PPS. São escolhas técnicas como foi prometido. Gente do ramo que esperamos que trabalho para ajudar quem precisa”, disse o prefeito eleito.

Entre os escolhidos, os que mais chamaram a atenção foram os nomes do vereador Daniel Nepomuceno (PPS), que ficará com a pasta de Desenvolvimento, do empresário Bebeto de Freitas, que tomará conta do Esporte e Lazer, e o advogado especialista em direito ambiental Mário Werneck, colocado no Meio Ambiente.

A escolha pelo atual presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, para comandar a pasta de Desenvolvimento provocou reações negativas em redes sociais. Questionado se o vereador conseguiria conciliar o trabalho no clube com o na prefeitura, Kalil foi enfático. “Tem que conseguir, ele vai ter tempo pra trabalhar, sabemos da competência dele. Mas, também, se ele não trabalhar direito, ele vai embora. É simples assim. Ele é presidente do Atlético mas sabe a responsabilidade que está assumindo”.

Profissionais que já vinham trabalhando no grupo de transição também foram oficialmente anunciados, como a professora Ângela Dalben, que ficará com a pasta da Educação, o sociólogo Cláudio Beato, na pasta ainda a ser criada de Segurança Pública, o médico Jackson Machado Pinto, na Saúde, a empresário Adriana Branco, na Assuntos Institucionais e Comunicação Social e os economistas Fuad Noman, na Fazenda, e André Reis, no Planejamento.

Coincidentemente, a maioria destes já havia trabalhado durante a gestão Antonio Anastasia (PSDB) no governo do Estado, entre 2011 e 2014. Do atual quadro da Prefeitura de Belo Horizonte, continua, no primeiro escalão, o secretário de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão. O secretário de finanças da atual gestão, Pedro Meneguetti, também foi confirmado, mas como subsecretário de Fazenda.

Ex-diretora do Ministério do Planejamento durante a presidência de Dilma Rousseff (PT), a urbanista Maria Fernandes Caldas, fica responsável pela secretaria de Serviços Urbanos. Entre 2011 e 2014, ela comandou o Departamento de Infraestrutura Social e Urbana do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Já a pasta de Políticas Sociais fica com a professora Maíra Colares, que possui ligações com movimentos sociais.

“Alguns quadros a nível de secretaria ainda estão sendo discutidos, mas são bem poucos”, revelou Kalil. Nas próximas semanas, devem ser revelados os nomes de quem irá comandar o restante da estrutura da administração municipal, como o comando das empresas públicas e das pastas ligadas às regionais.

Segundo o prefeito eleito, a avaliação da equipe de transição sobre o atual estado financeiro da prefeitura não é uma “tragédia”, mas preocupante. “Vamos encontrar uma situação como a que está o país. Não será uma tragédia, mas é preocupante”.

Reestruturação

Além das novidades no secretariado, Kalil anunciou uma reforma em vários níveis da estrutura da prefeitura. Além da redução de secretárias, que passa de 22 para 13. Os órgãos autônomos também foram reduzidos, e passam de sete para dois, ficando somente a procuradoria, que ficará com o advogado Castellar Filho, e a ouvidoria.

As nove regionais da capital também foram extintas pelo plano de Kalil. De acordo com o planejamento, elas perdem status de secretarias municipais e passam a responder diretamente à secretaria de governo.

Já as empresas públicas, como BeloTur, BHTrans, Prodabel e Urbel serão “extintas no atual modelo”, mas continuarão existindo e serão "remodeladas”. A PBH Ativos não mais existirá.

Veja quem assumirá as secretarias:

Secretaria de Governo - Paulo Lamac

Formado em engenharia elétrica pela UFMG, foi eleito vereador de Belo Horizonte em 2004 e 2008. Enquanto deputado estadual, eleito em 2010 e reeleito em 2014, atuou nas comissões de Enfrentamento ao Crack; Assuntos Municipais e Regionalização; e Educação, Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em 2016, foi eleito vice-prefeito de Belo Horizonte.

Secretaria Municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social - Adriana Branco

Com formação na área de relações públicas, possui experiência em gestão, administração, comunicação social, relações institucionais, produção de eventos e ações sociais. Por oito anos, atuou na diretoria executiva do Clube Atlético Mineiro. Trabalhou também na assessoria de eventos do Governo do Estado de Minas Gerais.

Secretaria Municipal de Planejamento - André Abreu Reis

Mestre em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro e servidor público desde 2002. Trabalha desde então com planejamento e orçamento público tendo ocupado diversos cargos de gestão na área.

Secretaria Municipal de Educação - Ângela Freitas Dalben

Formada em Música e Pedagogia, é mestra e doutorada em Educação pela UFMG. Foi Orientadora Educacional na Rede Municipal de Belo Horizonte e na Rede Estadual de Educação de Minas Gerais; membro do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais, Diretora da MAGISTRA - Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Secretaria Municipal de Segurança Pública - Claudio Beato

Mestrado em Sociologia Brasileira de Instrução, é professor Titular do Departamento de Sociologia da UFMG. Atua em áreas como criminalidade e violência, segurança pública, políticas públicas de segurança, estatísticas criminalidade e polícia e análise Urbana de crimes. É consultor em diversos estados brasileiros e países da América Latina para o desenvolvimento de programas e projetos de controle e prevenção da Violência.

Secretaria Municipal da Fazenda - Fuad Noman

Formado em Economia, pelo Ceub e pós-graduado em programação econômica e execução orçamentária pela Universidade Nacional de Brasília (UnB). Foi secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República e consultor do Fundo Monetário Internacional (FMI). Em 2003, assumiu a Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais. Quatro anos depois, foi nomeado secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, cargo que exerceu até o final do primeiro semestre de 2010. Em dezembro de 2010, foi nomeado presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig).

Secretaria Municipal de Saúde - Jackson Pinto

Doutor em Medicina, especialista e Mestre em Dermatologia é chefe da Clínica Dermatológica da Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. Atuou como coordenador do Programa de Doenças Sexualmente transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde. Vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Regional MG, por três mandatos. Fellow da Universidade do Colorado.

Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Mário Werneck

Graduado e mestre em Direito e pós-graduado em Gestão Ambiental. Atualmente é Presidente Da Comissão de Direito Ambiental, Logística, Infraestrutura e Desenvolvimento Ambiental da OAB de Minas Gerais. Prestou Assessoria Ambiental e Jurídica aos municípios de Santa Luzia, Lagoa Santa e Nova Serrana;

Secretaria Municipal de Desenvolvimento - Daniel Nepomuceno

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva e pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Barcelona. Foi secretário adjunto de Estado de Defesa Social, em 2009, assumiu a Coordenadoria de Defesa dos Direitos Humanos da Prefeitura de Belo Horizonte e, em 2013, foi nomeado Secretário Municipal de Serviços Urbanos. Em 2010, assumiu o cargo de vereador, em Belo Horizonte. Atualmente é presidente do Clube Atlético Mineiro.

Secretaria Municipal de Obras - Josué Valadão

Técnico em Telecomunicações e graduado em Administração de Empresas. Ocupa o cargo desde 2009. Antes, ocupou cargos de direção nas áreas de administração, finanças, sistemas de informações, comercial e negócios. Foi Superintendente de Desenvolvimento Empresarial da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Em 2013, foi nomeado Secretário Municipal de Governo

Secretaria Municipal de Serviços Urbanos - Maria Fernandes Caldas

Graduada em Arquitetura pela UFRJ, doutora em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG. Ocupou a Diretoria de Infraestrutura Social e Urbana da Secretaria do Programa de Aceleração do Crescimento do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão. Foi Secretária de Planejamento Urbano, Secretária de Planejamento, Orçamento e Informação, Secretária de Políticas Urbanas da Prefeitura de Belo Horizonte. Integrou o Comitê de Acompanhamento do Programa Minha Casa, Minha Vida e o Conselho Nacional das Cidades no Governo Federal. Tem experiência na área de gestão urbana e de planejamento urbano e metropolitano, atuando principalmente na formulação de políticas e programas urbanos, plano diretor, legislação urbanística e habitação.

Secretaria Municipal de Políticas Sociais - Maíra da Cunha Pinto Colares

Graduada em Serviço Social e pós-graduada (MBA em gestão pública e trabalho social com famílias). Experiência na gestão de políticas públicas no âmbito do Poder Executivo (especialmente no âmbito do Sistema Único da Assistência Social - SUAS), assessoramento a movimentos sociais e atuação no Poder Legislativo, em processos de participação popular na revisão de leis orçamentárias. Assessorou também a Frente Parlamentar de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de MG. Prestou consultoria para Prefeituras Municipais e Instituições da Sociedade Civil. Atualmente é Conselheira Estadual de Assistência Social em Minas Gerais.

Secretaria Municipal de Esporte e Lazer - Paulo Roberto de Freitas

Começou a carreira como jogador de vôlei do Botafogo, atuando também na seleção brasileira nos Jogos Olímpicos de Montreal (1976). Ainda no veôlei, foi técnico das seleções brasileira e italiana. No futebol, teve duas passagens como manager do Clube Atlético Mineiro em 1999 e 2001. Sendo gestor desportivo, foi presidente do Botafogo de Futebol e Regatas entre 2003 e 2008 e, posteriormente, voltou ao Atlético Mineiro como diretor-executivo.

Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte - Urbel - Claudius Vinícius Leite

Formado em Engenharia Civil, com especialização em Geotecnia, foi diretor de Manutenção e Áreas de Risco da Urbel (1998-2000) e atuou como Secretário Regional de Serviços Urbanos- Regional Noroeste (2001-2003). Entre 2003 e 2012 presidiu a Urbel, trabalhando no reassentamento e melhora na qualidade de vida de população em área de risco. Entre 2015 e junho de 2016, presidiu a Cohab Minas.

Superintendência de Desenvolvimento da Capital - Sudecap - Sylvio Malta

Formado em Engenharia Civil, com pós-graduação em Engenharia de Segurança. Dentro da Sudecap atuou como engenheiro, chefe de divisão e diretor de manutenção. Atuou também como Secretário de Serviços Urbanos da Regional Venda Nova, Secretário Adjunto de Secretário de Administração Regional no Barreiro.

Defesa Civil - Alexandre Lucas Alves (Coronel Lucas)

Graduado em Ciências Militares com ênfase em defesa social e pós-graduado em especialização em Segurança Pública. Foi Secretário-Executivo da Defesa Civil de Minas Gerais de 2004 a 2010 e Colaborador da Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

Chefe da Assessoria de Comunicação - Francisco Maia Barbosa

Jornalista formado pelo Uni-BH e advogado pelo Unifemm-SL. Trabalhou nas rádios Capital, Alvorada FM, América e Inconfidência. Na televisão, teve passagem pela Band Minas e também RedeTV!. Foi colunista do jornal Hoje em Dia e atualmente escreve para os jornais O Tempo, Super Notícia e participa do programa Rádio Vivo, da Rádio Itatiaia.

Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) - Coronel Genedempsey Bicalho Cruz (Coronel Bicalho)

Coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais. Bacharel em Direto pela UFMG, foi diretor do Instituto de Previdência dos servidores Militares do Estado de Minas Gerais, presidente da Loteria do Estado de Minas Gerais e secretário de Administração Regional Municipal de Venda Nova, quando foi designado para coordenar a implementação da Guarda Municipal de Belo Horizonte. Ocupou a Secretaria de Segurança Urbana e Patrimonial e a Urbel.

Fundação Municipal de Cultura - Leônidas José de Oliveira

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), Mestrado em Restauração e Reabilitação do Patrimônio Arquitetônico, Universidade de Alcalá de Henares, ES, RAE - Roma (2004). Doutorado em Arquitetura e Urbanismo – Gestão do Patrimônio Cultural - Universidade de Valladolid (2005). Especialista em Gestão Pública da Cultura. Coordena a Fundação Municipal de Cultura desde 2013.

 

 

Atualizada às 15h55.

O que achou deste artigo?
Fechar

equipe de governo

Alexandre Kalil anuncia os nomes de seu secretariado
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (11)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter