Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Roda Viva

'Que diferença faz quem é Chico Mendes?', diz ministro do Meio Ambiente

Ricardo Salles disse desconhecer história do ambientalista, assassinado em 1988 por sua luta

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, disse desconhecer história de Chico Mendes
Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, disse desconhecer história de Chico Mendes
PUBLICADO EM 12/02/19 - 12h59

Uma declaração do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, sobre seringueiro e ativista Chico Mendes virou o assunto mais comentado no Twitter brasileiro nesta terça-feira, 12. Questionado na noite de segunda-feira (11) no programa Roda Viva sobre sua opinião em relação ao líder seringueiro morto em 1988, Salles rebateu: "Que diferença faz quem é Chico Mendes neste momento?".

O chefe da pasta do Meio Ambiente disse que, na verdade, desconhece a história de Chico Mendes e que tão somente ouve relatos díspares sobre sua vida. "Do lado dos ambientalistas, mais ligados à esquerda, há um enaltecimento do Chico Mendes. As pessoas que são do agro, que são da região dizem que o Chico Mendes não era isso que é contado", continuou Salles. "O fato é que é irrelevante", emendou.

A declaração do ministro ocorreu pouco tempo antes de sua viagem para o oeste do Pará, que deve acontecer nesta quarta-feira, 13. Ricardo Salles integrará uma comitiva do governo ao lado dos ministros Gustavo Bebianno (Secretaria-Geral da Presidência) e Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos). 

A visita é parte de uma estratégia que visa aumentar a presença do Estado na região amazônica, conforme revelou reportagem de hoje do jornal O Estado de S. Paulo. A iniciativa seria uma resposta ao Sínodo Sobre Amazônia, que será organizado em outubro, em Roma, pelo Vaticano. 

Políticos criticaram a fala de Ricardo Salles e saíram em defesa de Chico Mendes. A ex-ministra do Meio Ambiente e líder da Rede Sustentabilidade, Marina Silva, disse que Salles "não é ambientalista e é desinformado" e criticou a "ignorância do ministro". 

A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) também se manifestou. "Chico Mendes foi trabalhador, ativista, líder social, seringueiro, parlamentar, perseguido político, exemplo de luta. Deu sua vida pelo meio ambiente e foi covardemente assassinado pelo sistema. Respeite Chico Mendes, ministro", escreveu a parlamentar no Twitter.

O que achou deste artigo?
Fechar

Roda Viva

'Que diferença faz quem é Chico Mendes?', diz ministro do Meio Ambiente
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (44)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter