Carnaval 2024

Ensaio Geral em BH é paralisado após confusão e uso de spray de pimenta

Segundo uma integrante da ala de dança, que preferiu não se identificar, uma briga começou atrás de onde os dançarinos do bloco Truck do Desejo se apresentavam

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 14 de janeiro de 2024 | 17:26
 
 
 
normal

O Ensaio Geral dos blocos foi interrompido na tarde deste domingo (14 de janeiro) após uma confusão próxima à ala da bateria do bloco Truck do Desejo. Diversos integrantes da ala de dança passaram mal após inalarem spray de pimenta.
 
O bloco Truck do Desejo fazia sua apresentação, quando, por volta das 17h10, uma confusão começou na parte de traz do cortejo. Imediatamente o trajeto foi paralisado. A vocalista do bloco, disse que o cortejo seria interrompido até que o problema fosse solucionado. “Para que a gente não tenha que parar o nosso cortejo. Neste cortejo não aceitamos nenhum tipo de violência. Enquanto não entendermos o que rolou, não vamos continuar”, afirmou.
 
Segundo uma integrante da ala de dança, que preferiu não se identificar, uma briga começou atrás de onde os dançarinos de apresentavam. O tumulto foi contido pela Polícia Militar (PMMG) com o uso de spray de pimenta. No entanto, o gás acabou atingindo os artistas. 
 
Segundo o capitão Leonardo Campos, que atendeu a ocorrência, o gás foi usado para conter o início de uma briga próximo ao trio. “Foi necessário o uso do espargidor de pimenta. Como estava bem próximo ao trio, a dispersão do gás acabou indo, um pouco, para as pessoas do bloco”, explicou à reportagem. Não houve detidos. 
 
A reportagem de O TEMPO presenciou ao menos três pessoas sendo socorridas por brigadistas militares. Não há informações sobre o estado de saúde das vítimas. 
 
Em nota, a organização do evento disse que "lamenta o ocorrido e acolheu imediatamente as pessoas atingidas".

Ensaio Geral

O Ensaio Geral acontece neste fim de semana para testar o funcionamento do som para o Carnaval de 2024. O sistema de sonorização é novidade na folia e promete amplificar as marchinhas, de forma clara e limpa, até para quem estiver longe dos trios. No Ensaio, 24 blocos vão desfilar pela avenida dos Andradas, na região Centro-Sul da cidade, entre 10h e 20h, utilizando o equipamento.
 
O sistema de som do Carnaval belo-horizontino conta com investimentos do Governo de Minas Gerais, por meio de patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Cemig.
 
Aproximadamente R$ 4,5 milhões serão investidos pelo Governo para este recurso. Foram instalados equipamentos de som em pontos estratégicos das ruas – não só nos trios. A ideia, conforme a organização do evento, é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos, ampliando o alcance sonoro dos trios.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!