Alerta

Posto de saúde registra casos de intoxicação alcoólica durante Ensaio Geral

Ainda não há um quantitativo do número de foliões atendidos, mas O Tempo apurou casos de surto psicótico, fraturas e um traumatismo crânio encefálico

Por Raíssa Oliveira
Publicado em 14 de janeiro de 2024 | 15:43
 
 
normal

O Ensaio Geral dos blocos de Carnaval é marcado por muita música, dança, fantasia, amigos reunidos e, em muitos casos, o consumo de álcool. Mas a ingestão de bebida em excesso pode acabar precocemente com a folia. No posto médico montado no evento, a maioria dos atendimentos ocorre por intoxicação alcoólica. 
 
Conforme apurou O Tempo, a unidade registrou ainda casos de surto psicotico, fraturas e um traumatismo crânio encefálico. Ainda não há, no entanto, um quantitativo exato do número de pacientes atendidos. A reportagem questionou a Prefeitura de BH sobre o balanço e aguarda retorno. 
 
Diferente da chuva registrada nesse sábado (13), a tarde de domingo (14) é marcada por calor intenso. Por isso, ao longo das apresentações, os músicos tem reforçado a necessidade de hidratação. “Pessoal, tomem água e se hidratem, não esqueçam porque tem folia até 20h”, disse o cantor do bloco Angola Janga.
 

Ensaio Geral

 
O Ensaio Geral acontece neste fim de semana para testar o funcionamento do som para o Carnaval de 2024. O sistema de sonorização é novidade na folia e promete amplificar as marchinhas, de forma clara e limpa, até para quem estiver longe dos trios. No Ensaio, 24 blocos desfilam pela avenida dos Andradas, na região Centro-Sul da cidade, entre 10h e 20h, utilizando o equipamento.
 
O sistema de som do Carnaval belo-horizontino conta com investimentos do Governo de Minas Gerais, por meio de patrocínio da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e da Cemig.
 
Aproximadamente R$ 4,5 milhões serão investidos pelo Governo para este recurso. Foram instalados equipamentos de som em pontos estratégicos das ruas – não só nos trios. A ideia, conforme a organização do evento, é que caixas de som reproduzam, em tempo real, a música de blocos, ampliando o alcance sonoro dos trios.
 

Programação domingo (14) 

 
10h às 10h30 - Cortejo de abertura - Abre Alas Energia do Carnaval
10h30 às 12h - Bloco da Esquina convida Filhas de Clara e Trovão das Minas
12h às 13h - DJ Sandri
13h às 14h30 - Angola Janga convida Magia Negra e Swing Safado
14h30 às 15h30 - DJ Sandri
15h30 às 17h - Truck do Desejo convida ClandesTinas e Baque de Mina
17h às 18h - DJ Sandri
18h às 19h30 - Baianas Ozadas convida Bartucada e Batuque Coletivo
19h30 às 20h - DJ Sandri

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!