Chegou o último dia de desfiles na Marquês de Sapucaí. Após dois dias intensos, com oito desfiles, a terça-feira (4) fecha os espetáculos com Mocidade, Paraíso de Tuiuti, Grande Rio e Portela. 

A primeira a entrar na avenida, Mocidade Independente de Padre Miguel, abriu a noite com o enredo "Voltando para o Futuro – Não Há Limites pra Sonhar", uma reflexão sobre o futuro da humanidade. A escola trouxe uma mensagem de alerta sobre o uso da tecnologia e seu impacto no planeta.

Em seguida, a Paraíso do Tuiuti apresenta o enredo "Quem Tem Medo de Xica Manicongo?", contando a história de Xica, considerada a primeira travesti do Brasil. A escola buscou mostrar a importância da transcestralidade e da representatividade LGBTQIA+. O corpo da agremiação conta com centenas de pessoas trans.

Já a Grande Rio será a terceira escola a se apresentar. A rainha da bateria, a atriz Paolla Oliveira, vai se despedir da avenida neste Carnaval.

Com o enredo "Pororocas Parawaras: as Águas dos Meus Encantos nas Contas dos Curimbós", a agremiação conta a história que foi transmitida de geração a geração nos terreiros de tambor de Mina da Amazônia paraense. 

Por fim, a Portela promete encerrar a noite com o enredo "Cantar Será Buscar o Caminho que Vai Dar no Sol", uma homenagem ao cantor e compositor mineiro Milton Nascimento. A ideia é mostrar a relação entre a música de Milton e a vida do seu público.

Formato inédito

Este ano foi a primeira vez que os desfiles do Grupo Especial foram realizados em três dias, com quatro escolas se apresentando cada noite. Casa agremiação tem de 70 a 80 minutos para percorrer a avenida. 

Os desfiles começaram às 22h e o encerramento às 4h. Na sequência, artistas da as em shows na praça da Apoteose.