Falta um mês para a primeira etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, marcado para 3 de novembro, mas, os alunos do ensino médio da rede pública estadual que irão prestar o exame vão passar, nesta terça-feira (1), por um simulado. A ideia é preparar os candidatos para os aspectos técnicos e emocionais da prova que dá acesso ao ensino superior.
“O simulado é exatamente para que os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) possam experienciar o que é fazer o Enem. Então, a gente começa hoje, e no dia 3 de outubro teremos o segundo momento, conforme acontece o Enem, em dois finais de semana”, disse a superintendente de políticas pedagógicas da Secretaria de Estado de Educação, Rosely Lima.
Neste primeiro dia de simulado, cerca de 190 mil alunos estão fazendo provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, além da redação, que tem como tema “Trabalho e qualidade de vida: conciliação necessária na sociedade contemporânea”.
Já na próxima quinta-feira (3), os alunos irão provar seus conhecimentos em Ciências da Natureza e suas Tecnologia e em Matemática e suas Tecnologias.
“Tivemos um simulado em maio, temos agora este em outubro, para que o estudante tenha um comparativo do que foi o primeiro e o segundo simulado, o que melhorou ou que piorou, e, a partir desses resultados, também terá ainda um tempo, mesmo que pequeno, para se dedicar àquilo que for necessário para a prova oficial”, acrescentou.
DOMÍNIO TÉCNICO E EMOCIONAL
Além do conhecimento nas áreas de ensino, os candidatos também precisam ter bom controle emocional para fazerem boa prova.
“Os desafios para os alunos são muitos, pensando que eles estão concluindo a etapa de ensino médio, então a intenção da Secretaria de Educação ao promover esses simulados é exatamente para que o estudante faça a testagem não só das suas habilidades cognitivas, mas também das habilidades socioemocionais que são extremamente importantes para o momento de fazer a prova”, acrescentou a superintendente.
É a primeira vez que Minas Gerais realiza um simulado de grande porte, replicando fielmente as condições do Enem para os alunos. O processo inclui a distribuição de materiais como folha de rascunho, cartão-resposta, folha de redação e caderno de questões.
O Enem de 2024 acontece nos dias 3 e 10 de novembro.
INSCRIÇÃO NA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Estão abertas, a partir desta terça-feira (1), as inscrições para o cadastro escolar da Rede Pública do Ensino Estadual de 2025.
O cadastro deve ser feito pelos pais e responsáveis ou alunos maiores de 18 anos através do site: www.cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Neste ano, será obrigatório apresentar o número do CPF do candidato na hora da inscrição. Para aqueles que não possuem CPF, será possível realizar o cadastro gratuitamente pela internet no site da receita Federal.
A partir do dia 4 de dezembro, os resultados sobre as inscrições serão divulgados e os responsáveis devem acessar o site novamente para conferir a escola para a qual o estudante será encaminhado.
Devem fazer esse cadastro apenas os alunos que desejam trocar de escola ou aqueles que não estão matriculados na Rede Pública de Ensino.
Em Minas Gerais existem cerca de 3.400 escolas da rede pública de ensino e 1,6 milhões alunos estão matriculados na educação, regularmente segundo o Governo de Minas.