A Polícia Militar (PM) lançou, nesta quinta-feira (17), a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”. A iniciativa foi lançada, no último trimestre do ano, pensando nos possíveis golpes financeiros online que podem ser aplicados na Black Friday e Natal.
Nas redes sociais e na grande mídia serão divulgadas, de forma sistemática e bem-humorada, dicas de segurança para evitar que as pessoas, principalmente os idosos, sejam alvos de armadilhas cibernéticas, como o 'golpe do Pix'; quando os bandidos dizem que realizaram um depósito indevido ou direcionam a vítima para sites falsos, onde os dados pessoais são roubados.
"Esta é a maior campanha contra o crime cibernético já feita pela PM. Queremos que Minas Gerais sejam o epicentro dessa campanha fazendo com que essa conscientização atinja o país. Começamos a patrulhar no multiverso, é a polícia refinando o seu processo de mapeamento digital e garantindo a prisão dos infratores", destacou o chefe da assessoria de imprensa da PMMG Tenente - Coronel Flávio Santiago.
Valorização da mineiridade e da proximidade
A modalidade criminosa conhecida como 'golpe do Pix' é tema do primeiro vídeo da campanha. O conteúdo tem duração de 26 segundos. Além da figura de um militar, o material conta também com um 'garoto propaganda' que exala mineiridade, o influenciador digital 'Tião'.
Nas redes sociais ele é conhecido como @tiaobrutoesistematico e acumula mais de três milhões de seguidores. O 'personagem' foi escolhido pela Polícia Militar com o intuito de promover aproximação com o público alvo da campanha, os idosos.
"Tem que prestar atenção porque esse tipo de golpe existe. O telefone da gente toca e recebe cada chamada duvidosa uai, tem que ficar cabreiro", destacou o influencer.
A Polícia Militar (PM) lançou, nesta quinta-feira (17), a campanha “Se deu dúvida, é golpe!”. A iniciativa foi lançada, no último trimestre do ano, pensando nos possíveis golpes financeiros online que podem ser aplicados na Black Friday e Natal.
Nas redes sociais e na grande… pic.twitter.com/nibDmbX2ai