Belo Horizonte fecha outubro nesta quinta-feira (31) sem chuva significativa nas últimas 24 horas. No entanto, o mês foi chuvoso, com volume superior ao dobro da média histórica. E, conforme a Defesa Civil, novembro começa com previsão de chuva nesta sexta-feira (1º) e também no fim de semana, com feriado de Finados no sábado (2) e o primeiro dia de provas do Enem no domingo (3).
Conforme a Defesa Civil, as chances de chuva são maiores a partir do período da tarde. Nesta sexta, o céu fica parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas, raios e rajadas de vento ocasionais, a partir da tarde. Os termômetros devem oscilar entre 15 °C e 29 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 40% à tarde.
A previsão é a mesma para o sábado, dia de Finados, quando os termômetros devem ter ligeira elevação, variando entre 16 °C e 30 °C. O domingo, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve ser de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, com temperatura semelhante à do dia anterior.
Com isso, os alunos devem se preparar para a possibilidade de enfrentar chuva no dia do Enem. O primeiro dia, dedicado às disciplinas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, começa às 13h30 e termina às 19h.
Outubro chuvoso
Após a maior seca das últimas seis décadas, Belo Horizonte registrou um outubro chuvoso, com uma média entre as nove regionais de 226,41 milímetros — mais do que o dobro da média histórica para o mês, que é de 110,1 mm.
Na regional Oeste, onde mais choveu, o volume registrado foi de 350,2 mm, o que equivale ao triplo da média histórica. As regionais Centro-Sul e Barreiro registraram o segundo e o terceiro maiores volumes, com 300,8 mm e 294,7 mm, respectivamente.