Depois de registrarem cerca de 100 mm de chuva ao longo das últimas 72 horas, todas as nove regionais de Belo Horizonte entraram em alerta para o risco geológico alto, segundo a Defesa Civil da capital mineira. Com previsão de novas chuvas nos próximos dias, ainda conforme o órgão municipal, a população deve ficar atenta ao risco de desabamentos e deslizamentos de terra pelo menos até a próxima sexta-feira (3 de janeiro). 

A informação foi divulgada na noite desta sexta-feira (27 de dezembro) pelo coronel Waldir Figueiredo, subsecretário de Proteção e Defesa Civil de BH. "Ainda temos previsão de chuvas para os próximos três dias, na média de 60 mm, por isso é muito importante que as pessoas observem sinais que indiquem riscos geológicos. Eles podem ser identificados a partir de trincas no terreno, inclinação de postes e árvores, abaulamentos (deformações) em estruturas de contenção", orienta. 

Ainda segundo ele, é importante que, ao identificar qualquer destes sinais, as pessoas não permaneçam nesses locais, devido ao risco de desastres de "evolução abrupta". "Em caso de desastres, as pessoas podem acionar o Corpo de Bombeiros através do número 193, o Samu, no número 192, e a Defesa Civil através do número 199", completou o coronel Figueiredo. 

Atenção aos alertas

Por fim, o subsecretário de Proteção e Defesa Civil de BH pede que a população fique sempre atenta aos alertas que são emitidos pelo órgão nas redes sociais e por SMS. 

"Temos previsões de chuvas fortes para os próximos três dias e, por isso, até o dia 3 de Janeiro estará vigorando em Belo Horizonte um alerta de risco geológico. O esforço da prefeitura de Belo Horizonte é no sentido de que tenhamos um Ano Novo repleto de felicidades e sem desastres, e que a população esteja mais segura", concluiu. 

Desabamentos 

Somente nos últimos três dias, pelo menos dois desabamentos assustaram a população de Belo Horizonte. Na quarta-feira (25), uma casa desabou no Conjunto Paulo VI, na região Nordeste de Belo Horizonte, deixando cinco pessoas soterradas. Quatro das vítimas foram resgatadas com a ajuda de vizinhos, e uma delas, de 15 anos, foi retirada pelo Corpo de Bombeiros.

Já na madrugada desta sexta-feira (27), um novo desabamento de uma casa em construção, no bairro São Gabriel, também na região Nordeste, mobilizou a Polícia Militar e a Defesa Civil. Nove moradores vizinhos ficaram ilhados nos arredores da propriedade, sendo uma família com cinco pessoas e dois casais. Elas foram retiradas do local horas depois e conseguiram sair por meio de buracos feitos entre os escombros.