As famílias que ficaram ilhadas em decorrência do desmoronamento de um prédio em construção no bairro São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte, foram resgatadas após quatro horas de trabalho do Corpo de Bombeiros na tarde desta sexta-feira (27 de dezembro). Nove moradores ficaram presos nos arredores da propriedade, sendo uma família de cinco pessoas e dois casais.
Os casais foram socorridos em uma residência nos fundos da construção que desmoronou. Fios de alta tensão e escombros ficaram expostos próximos a essa residência, exigindo que a Cemig desligasse a rede elétrica antes do resgate das pessoas ilhadas.
Os bombeiros retiraram os moradores por meio de um buraco aberto em um muro que dava acesso a um terreno vago. Já as outras cinco pessoas, de uma mesma família, foram resgatadas de um imóvel ao lado da construção afetada, uma vez que também tiveram a passagem bloqueada.
Os socorristas quebraram parte de um muro e improvisaram uma passarela com tábuas para que a família atravessasse. "Todos os resgatados estavam bem, porém muito assustados. Eles foram para a casa de parentes. Entretanto, os imóveis não apresentam riscos estruturais. Caso os moradores queiram retornar, eles podem utilizar as mesmas passagens improvisadas (buracos e tábuas) que usamos no salvamento até que os escombros sejam retirados", detalhou o tenente Luiz Salgado.