O temporal em Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, com queda de granizo, causou estragos na tarde desta quinta-feira (23 de janeiro). Na Fundação Helena Antipoff, onde fica o campus da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), postes e árvores foram derrubados.

Conforme a Cemig, foram danificados oito postes. A companhia garante que trabalha para o restabelecimento do serviço o mais breve possível. Apesar dos prejuízos, não há informações sobre feridos.

A reportagem questionou a UEMG se há um balanço dos estragos causados pela chuva e aguarda retorno.

Chuva intensa

Em Minas Gerais, 332 cidades estão sob alerta laranja — o segundo mais severo — do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas, que podem ser acompanhadas de granizo.

Estão incluídas cidades das regiões Triângulo Mineiro, Sul, Zona da Mata, Campos das Vertentes, Central, região metropolitana de Belo Horizonte (onde está Ibirité) e Noroeste. O volume das chuvas, no acumulado, pode chegar a 100 milímetros (mm), alerta o Inmet.

“Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, reforça o órgão.

O que fazer durante os temporais?

  • Em caso de rajadas de vento: não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).