O "abandono" da praça da Cemig, em Contagem, na região metropolitana, tem revoltado moradores e comerciantes. O local, segundo relatos de quem passa por lá todos os dias, soma problemas de infraestrutura, como falta de iluminação, recapeamento e segurança. Nos últimos mais um problema surgiu: a falta de um gradil, que expõe ao risco de queda de altura a vida de condutores e pedestres que transitam por lá. 

A reportagem de O Tempo esteve no local nesta quinta-feira (15 de maio) e flagrou os problemas nos gradis de proteção. Próximo à sede da Polícia Rodoviária Federal (PRF) a falta de um gradil expõe pessoas ao risco de queda na trincheira sobre a avenida Cardeal Eugênio Pacelli. Em outro ponto, próximo ao acesso à trincheira no sentido Betim, uma grade torta ameaça pedestres. 

O problema nos gradis não é o único risco, que se soma a uma série de falta de estrutura em diversos pontos. O comerciante Elias Arimateia, que trabalha no local há 30 anos, conta que, desde o desligamento de uma fonte de água localizada na calçada da praça, é comum ver pedestres se acidentando no local. Em um dos casos, a vítima precisou ser socorrida para o hospital com um corte na mão.

"Meu irmão caiu e quase quebrou as pernas. Um senhor caiu e teve que levar ponto na mão. O outro ficou com a perna toda arranhada. Agora os gradis são tragédia anunciada, se um motoqueiro perde controle na curva, cai lá também. Os acidentes aqui já são quase todo dia, para acontecer isso ali não demora também não", reclama. 

O operador de máquinas Paulo de Assis, de 53, por pouco não se feriu ao passar ao lado de um gradil. "Aquela ponta de ferro lá, eu quase me machuquei. Passei lá no escuro e acabei trombando meu ombro com ela, não me machuquei, mas meu uniforme rasgou", lamenta. 

A vendedora Dora da Silva, de 37, reclama da baixa iluminação da praça. Segundo ela, durante o período noturno a situação aumenta a insegurança. "Não tem iluminação direito. Quando dá a noite é assustador passar por aqui. Eu já fui assaltada, não levaram muita coisa, mas o medo persistiu", afirma. 

Dono de um trailer na praça, Elias Arimateia avalia que todos problemas são frutos de um abandono velado da praça. "As fontes pararam de funcionar por falta de manutenção, fizeram um projeto e não continuaram. Todas as reformas feitas aqui não foram alvo de manutenção após o término", critica. 

Em nota, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, informou que enviará uma equipe ao local para verificar a situação e executar uma "ação paliativa", com o objetivo de garantir a segurança da população até a realização da solução definitiva.

Em relação aos buracos na praça, o Executivo garantiu que a Autarquia Municipal de Parques e Praças (Conparq) também enviará uma equipe para vistoria. "Caso o problema seja confirmado, os reparos necessários serão realizados", pontuou.

Sobre os problemas na iluminação da região, a Prefeitura informou que a Diretoria de Iluminação Pública da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos fará uma vistoria técnica "para uma avaliação e realizar as necessidades da manutenção". 

O município aproveitou para informar a população sobre os canais para reclamações de problemas de iluminação pública em Contagem: 

  • WhatsApp: (31) 97306-1251
  • E-mail: contagem.iluminacao@gmail.com
  • Telefone fixo: (31) 3351-9191 | 0800 283-1225