Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Agulha é inadequada para diabetes infantil

Associação denuncia distribuição de material inapropriado nos postos de saúde para tratar a doença nos jovens.

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
Agulha é inadequada para diabetes infantil
Associação denuncia distribuição de material inapropriado nos postos de saúde para tratar a doença nos jovens.
PUBLICADO EM 05/06/07 - 00h01

A preocupação com o tratamento das crianças que têm diabetes será tema de uma audiência pública, marcada para amanhã, às 9h, na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Quem propôs a discussão entre a sociedade civil e membros do órgão público foi a presidente da Associação de Diabetes Infantil (ADI), Cidinha Campos.

De acordo com Cidinha, o material disponível gratuitamente nos postos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) para tratar e controlar o diabetes não é apropriado.

"Seringas e agulhas para a aplicação de insulina (hormônio usado no processo metabólico dos açúcares) têm tamanhos inadequados para crianças. Algumas agulhas não conseguem perfurar a camada de gordura da pele do doente. Conseqüentemente, o hormônio injetado não consegue atingir o organismo nem cumprir sua função corretamente", afirmou.

Já a distribuição de tiras de glicemia " usadas para medir a taxa de glicose no sangue " são insuficientes, segundo ela. Cidinha disse que, para cada pessoa doente, é fornecida, por dia, apenas uma ou duas tiras, sendo que um diabético utiliza em média cinco tiras diariamente.

"Uma pessoa doente precisam medir a taxa muitas vezes num mesmo dia. Nas farmácias, um pacote com 50 tiras custa em média R$ 100. Pessoas carentes e que dependem da saúde pública não têm dinheiro para comprá-las e podem ter a saúde ainda mais prejudicada", disse.

A distribuição de insumos para diabéticos no SUS é de responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), porém, ontem, não havia ninguém para comentar a situação.

Sidney Rosa, referência técnica em diabetes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explicou que está previsto na lei estadual nº 14.533/2002 o quantitativo a ser distribuído e que, no caso das tiras de medição, são duas unidades por paciente por dia.

"Sabemos que em alguns casos essa quantidade não é suficiente, mas é a lei", afirmou.

Agulha
Em relação ao tamanho da agulha, Rosa concordou que a diponível atualmente não é adequada para crianças. Ela tem 12,5 mm de comprimento e deveria ser de 8 mm.

"Nós, da prefeitura (de Belo Horizonte), já fizemos um requerimento para que esse insumo seja substituído porque temos recebido reclamações não só do tamanho, mas também da qualidade da agulha", contou.

A SES também oferece para o monitoramento da doença os aparelhos lancetador " usado para furar o dedo do paciente " e glicosímetro " usado para medir a taxa de glicose " em sistema de comodato (empréstimo).

"Nosso objetivo com a audiência pública é tentar que esse serviço seja aprimorado e para isso contamos com o poder público. Crianças portadoras de diabetes morrem no Brasil, muitas vezes devido à falta de informação e de preparo das pessoas responsáveis ou, simplesmente, por não terem acesso ao tratamento adequado. O diabetes é uma doença fatal", afirmou Cidinha.

Doença atinge 10% da população mundial

Há em Minas, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), 86.941 portadores de diabetes fazendo uso de insulina. Desse total, 15.296 são do tipo 1, mais comum em crianças, e 71.645 do tipo 2, caracterizado pela hereditariedade.

Segundo a coordenadora do ambulatório do diabetes tipo 1 da Santa Casa, a endocrinologista Janice Sepulveda, 10% da população mundial tem diabetes tipo 1. Desses, 80% são diagnosticados antes dos 18 anos.

"A incidência do diabetes tipo 1 é maior em crianças, pois elas são mais suscetíveis às infecções virais, fatores que levam ao diabetes", explicou.

Sem o tratamento adequado e regular desde cedo, a doença pode ter complicações graves, que podem exigir hemodiálise ou levar à cegueira. Conforme Janice, o diabetes não tem cura e se não for tratado com eficácia também pode levar à morte.

O que achou deste artigo?
Fechar

Agulha é inadequada para diabetes infantil
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório
Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter