Espaço ampliado

Alberto Cintra, Curitiba e Fleming terão quarteirões fechados para uso de bares

Prefeitura de BH deve interromper o trânsito em alguns horários de importantes vias para que bares e restaurantes usem o espaço para atendimento em locais abertos

Por Da redação
Publicado em 31 de julho de 2020 | 15:27
 
 
 
normal

Regiões boêmias, conhecidas pela alta concentração de bares e restaurantes em Belo Horizonte, devem ter ruas fechadas para o funcionamento ampliado dos estabelecimentos após a reabertura da capital. 

A BHTrans estuda cerca 70 pontos que podem ter trânsito interrompido em horários específicos para ampliar o espaço disponíveis para os locais e garantir o isolamento social. O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa do Executivo municipal nesta sexta-feira (31)

Entre as regiões que podem ser contempladas estão a avenida Alberto Cintra, no bairro Cidade Nova, a rua Piumhi, no Carmo, a Avenida Fleming, na Pampulha, a rua Curitiba e a praça Marília de Dirceu, ambas em Lourdes.

Segundo a secretária municipal de Política Urbana, Maria Caldas, além das vias fechadas para funcionamento de bares, ruas da capital em que o comércio for mais intenso também devem ter ampliação no uso de calçadas. A proposta é que o atendimento, quando liberado, se dê prioritariamente em espaços abertos para reduzir os riscos de transmissão do coronavírus. 

Pelo o que foi informado até então, bares e restaurantes poderão ocupar até seis metros de cada lado da calçada para a colocação de mesas e cadeiras, desde que não haja outro estabelecimento ao lado. 

Além disso, será autorizado que vagas de estacionamento sejam convertidas em área útil para mesas e cadeiras. Nesse caso, será necessária a instalação de gradis, seguindo protocolos de uso definidos pela equipe de Alexandre Kalil (PSD).

"Mesmo em ruas onde a calçada é muito estreita, temos como ampliá-las de forma rápida. Avenidas do Centro, de Venda Nova, no bairro Padre Eustáquio, as áreas centrais de cada uma das regionais, onde há calçadas estreitas são candidatas (para aplicação das mudanças)", explicou Maria. 

Leia mais: Bares e restaurantes poderão ocupar espaço maior das calçadas em BH

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!