O belo-horizontino irá enfrentar nos próximos dias, além do tempo gelado, o clima seco. O alerta foi feito pela Defesa Civil nesta sexta-feira (30) e, conforme o órgão, a umidade relativa do ar deve permanecer baixa pelo menos até o dia 6.
No período, o índice ficará em torno dos 30%. O nível é considerado estado de atenção já que, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice ideal é acima dos 60%. A baixa umidade relativa do ar, segundo a Defesa Civil, ocorre por causa de uma massa de ar frio e seco que está na capital.
Com a secura, os riscos à saúde aumentam, causando desconforto físico ou mesmo desencadeando doenças respiratórias. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados, como reforçar a hidratação e umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas e recipientes com água. Confira todas as dicas no fim da matéria.
Frio
Nesta sexta, BH bateu recorde de frio. Os termômetros despencaram e atingiram 6,3ºC, com sensação térmica de -9ºC. E, para os próximos dias, a previsão é de mais frio. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado a temperatura mínima será entre 8ºC e máxima de 20ºC no sábado (31). A variação no domingo (1º) será de 7ºC a 20ºC .
Recomendações da Defesa Civil para enfrentar o tempo seco:
⠀
- Hidrate-se durante o dia;
- Prefira alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evite frituras;
- Durma em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água;
- Evite atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evite banhos com água quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante;
- Em caso de problemas respiratórios procure um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).