Recuperar Senha
Fechar
Entrar

Polêmica

'Aqui aprendemos a ser melhor que você', diz camisa de alunos do Ibmec

A blusa foi confeccionada para ser usada nos Jogos Jurídicos, uma competição que envolverá atléticas de 22 universidades de direito de Minas Gerais

Enviar por e-mail
Imprimir
Aumentar letra
Diminur letra
CAMISA IBMEC
A camisa seria usada pelos universitários durante os Jogos Jurídicos, que acontecem entre 2 e 5 de novembro
PUBLICADO EM 27/10/17 - 16h21

Uma camisa produzida por alguns estudantes da faculdade Ibmec virou centro de uma polêmica nesta sexta-feira (27). Em letras pequenas, abaixo do nome da instituição em destaque, um texto em inglês diz, entre outras coisas: "Aqui aprendemos a ser do melhor que você". Procurada, a instituição informou que já orientou a Atlética, associação dos estutantes responsável pela blusa, e que está trabalhando junto com os alunos em uma nova camiseta. 

A camisa foi feita para os universitários participarem dos Jogos Jurídicos de Minas Gerais,  que é uma competição esportiva que envolverá 22 atléticas de estudantes de direito do Estado. O evento está previsto para acontecer entre os dias 2 e 5 de novembro, em Governador Valadares, na região do Rio Doce.

Além da frase inicial em inglês, o texto traz ainda uma citação de Tony Stark, personagem do filme  "O Homem de Ferro": "Eu sou gênio, bilionário, playboy e filantropo". "Na verdade, é por isso que pagamos a sua educação universitária e o seu salário. Os alunos mais bonitos da cidade estão aqui. Um modelo de perfeição", continua a mensagem escrita na camisa. 

Após a divulgação da foto com a blusa dos estudantes, rapidamente a polêmica se espalhou e alguns áudios atribuídos a alunos passaram a circular. "Eu aprovei a camisa, eu mandei confeccionar. Ninguém da Atlética tem nada com isso, e estou com a consciência limpa. Todo mundo que me conhece sabe que eu não sou idiota de fazer algo que tenha qualquer teor ofensivo a alguém, que eu sou uma pessoa humilde para car#*$&. Eu sei que se escreve uma coisa, a galera de fora pode interpretar de outro jeito, mas a gente está fazendo para os jogos jurídicos, que é um meio 'zueiro'", diz uma das mensagens, atribuída ao presidente da Atlética. 

No áudio, o universitário diz ainda que aprovou o texto por tê-lo achado muito "escroto". "É o escroto dentro da 'zueira', que é que nós somos filhinhos de papai e não sei o quê", continua. 

Em outra mensagem, uma aluna não identificada fala que achou a camisa muito "cabulosa", mas que poucos estudantes da instituição podem usá-la, "Não é para a massa do Ibmec, não. A galera grita, berra, mas a gente sabe que não é assim. Já foi, não é mais", afirma aos risos. 

Brincadeiras

Um estudante do Ibmec, que não quis se identificar, disse que o clima dos Jogos Jurídicos é de brincadeira entre as diversas Atléticas. Ele entende que a polêmica acerca da blusa é desnecessária porque "a camisa não ofende ninguém", e injusta, já que, de acordo com ele, os alunos do Ibmec não são os únicos que recorrem a mensagens desse tipo. "Antes de falar, é preciso conhecer as outras Atléticas. A UFMG já fez camisetas dizendo que são os filhos que todos os pais querem ter", exemplifica. De acordo com ele, os dizeres da camiseta do Ibmec reproduzem as brincadeiras que os estudantes ouvem dos colegas de outras instituições. 

A faculdade

Procurada pela reportagem de O TEMPO, a assessoria de imprensa do Ibmec informou, por meio de uma nota, que valoriza o espírito de protagonistas e a independência das organizações estudantis. "Reconhecemos também que como educadores temos o papel de orientá-los e garantir que os valores institucionais da faculdade sejam mantidos por todos que a integram. O Ibmec trabalha ativamente na formação de profissionais e cidadãos capazes de colaborar positivamente para o crescimento da nação de maneira respeitosa e responsável", disse.

Confira a nota na íntegra: 

"O Ibmec esclarece que valoriza o espírito de protagonistas e independência das organizações estudantis. Reconhecemos também que como educadores temos o papel de orientá-los e garantir que os valores institucionais da faculdade sejam mantidos por todos a que a integram. O Ibmec trabalha ativamente na formação de profissionais e cidadãos capazes de colaborar positivamente para o crescimento da nação de maneira respeitosa e responsável. A Atlética foi orientada e estamos trabalhando juntos em uma nova camiseta"

O que achou deste artigo?
Fechar

Polêmica

'Aqui aprendemos a ser melhor que você', diz camisa de alunos do Ibmec
Caracteres restantes: 300
* Estes campos são de preenchimento obrigatório

Comentários (3)

Enviar Comentário

Li e aceito os termos de utilização
Compartilhar usando o Facebook
ou conecte-se com

ATENÇÃO

Cadastre-se para poder comentar

Comentar com Facebook Comentar com Twitter