Um dos principais corredores de acesso ao centro de Belo Horizonte para a população de Venda Nova e da região Nordeste da capital, a avenida Cristiano Machado vai ser palco de três grandes obras para a melhoria da mobilidade e implantação de viadutos em 2024. As intervenções na via fazem parte de uma série de obras, que tem ainda ações no Anel Rodoviário, na área do antigo aeroporto Carlos Prates e iniciativas de macrodrenagem, que são tratadas como “prioritárias” pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura para o próximo ano. A informação foi revelada pelo secretário Leandro Pereira, em entrevista exclusiva à reportagem de O TEMPO.   

“A questão da mobilidade, principalmente na Cristiano Machado, será prioridade no ano que vem. Temos um viaduto que já começou a ser construído na Waldomiro Lobo. Já demos ordem de serviço em outro complexo de viadutos na Sebastião de Brito, o canteiro de obra já está instalado e imediatamente a gente vai iniciar. E o prefeito Fuad pediu que a gente iniciasse, ainda no primeiro quadrimestre, logo após as chuvas, as obras viárias em frente ao shopping Estação, na região da Vilarinho. Então a avenida Cristiano Machado terá três obras de grande porte, extremamente importantes”, afirmou o secretário.   

As obras estão previstas para três pontos da via. A primeira delas já está em andamento e acontece na interseção da Waldomiro Lobo. Segundo a prefeitura, o valor investido para as obras no local é de R$ 104,8 milhões, custeados por recursos provenientes do contrato de financiamento da Corporação Andina de Fomento e dos Recursos Ordinários do Tesouro. A previsão de término é para o 2º semestre de 2024.  

Já na interseção da Sebastião de Brito, estão sendo investidos cerca de R$90 milhões nas obras e serviços para implantação do viaduto. No local, o canteiro de obra já foi instalado e as ações devem começar nos próximos dias.  A intervenção é feita através de recursos provenientes também do contrato de financiamento com recursos do tesouro. A previsão de conclusão do viaduto é para o 2° semestre de 2025. 

A terceira obra prevista ainda está em fase de licitação. Segundo a secretaria de Obras e Infraestrutura, o empreendimento será realizado na interseção da avenida Saramenha, onde o projeto prevê a implantação de um viaduto, com investimento de R$ 29,2 milhões. Conforme edital disponível no site da PBH, o prazo para a prestação completa dos serviços e obras é de no máximo 540 dias corridos contados da data de emissão da ordem de serviço, prevista para acontecer ainda este ano.   

Secretaria estabelece outras três “prioridades” para 2024 

O secretário municipal de Obras e Infraestrutura aponta ainda que a continuidade de obras para redução de enchentes na capital é um dos pontos prioritários da pasta para o próximo ano. As iniciativas contra os efeitos das chuvas tem investimento de R$ 1 bilhão em ações preventivas. Entre elas algumas já em andamento, como na avenida Tereza Cristina, na região Oeste de Belo Horizonte. Com finalização de novas bacias de detenção no local, segundo a PBH, somente chuvas tão raras, com probabilidade menor de 4% de acontecerem, serão capazes de tornar o local palco de inundação. A chance desse perfil de tempestade ocorrer é a cada 25 anos.  

Outra obra esperada pelos belo-horizontinos é a remodelação e melhoria do Anel Rodoviário. Segundo Leandro Pereira, as primeiras obras para a ampliação do viaduto sobre a Via Expressa e do viaduto da BR–040 sobre o Anel Rodoviário, ambos no bairro Califórnia, na região Noroeste, devem sair do papel já em março de 2024. “O nosso intento é fazer a licitação ainda esse ano para que ao fim do período de chuva, possivelmente ali em março, a gente já inicie as obras. Nosso desejo é iniciar as obras no começo de 2024”, garantiu.  

No pacote de prioridades estão ainda as obras na área do antigo aeroporto Carlos Prates, que será transformada em um novo bairro da região Noroeste de Belo Horizonte. O local será equipado com parque, serviços públicos de saúde, educação, cultura e moradias populares. “Dentro da nossa estratégia de mobilidade, inclusive do Anel Rodoviário, nós temos uma etapa de intervenções na Pedro II para melhorarmos aquela confluência e a comunicação, não só do aeroporto, mas de toda aquela região com os demais bairros da cidade”, garante o secretário.